Após o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes reafirmar através de ofício providências para as obras na BR-010, o DNIT informou que os estudos já foram viabilizados.
Sobre as obras de construção na BR-010 (Paranã/TO – Carolina/MA), BR-235 (Alto Parnaíba/MA – Pedro Afonso/TO) e BR-242 (Travessia da Ilha do Bananal), segundo o DNIT, todos estes empreendimentos estão na fase de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que estão sendo elaborados por empresa contratada pelo órgão de Brasília e analisados na Superintendência Regional.
Para elaboração destes e de outros estudos e projetos, são necessários recursos financeiros no orçamento geral da União. Os referidos estudos foram viabilizados em função da ação 1D47, para Estudos e Projetos de Infraestrutura de Transportes / Rodovias Federais, no Estado do Tocantins, no valor de R$ 18.226.768,00, previsto na LOA 2019, em função de emenda de autoria do Deputado Federal Vicentinho Jr.
O DNIT explicou ainda que além dos referidos estudos, em função desta emenda foi possível contratar o Projeto de Construção dos 7,1km remanescentes da BR-010 que ligam Paranã ao distrito de Príncipe.
Apoio do ministro
O ministro declarou apoio para o reinício e conclusão da obra da rodovia, entre Paranã/TO e Goiatins/TO, com maior interesse no trecho entre o munícipio de Aparecida do Rio Negro/TO e a cidade de Goiatins/TO. Ele mandou uma resposta para o presidente da Assembleia, Antônio Andrade que formalizou o pedido durante vinda do presidente Jair Bolsonaro no Estado.