Depois de ficar quase um mês sem ver o filho recém-nascido, enquanto se recuperava da Covid-19, Lorena Pequeno, de 34 anos, finalmente viu o rosto do bebê Rafael.
Devido à Covid-19, Lorena teve 100% do pulmão comprometido e ficou 28 dias na UTI – 20 deles, passou intubada. Foi nesse período que ela deu à luz o pequeno Rafael, nascido aos sete meses de gestação.
O encontro entre mãe e filho foi organizado pela equipe do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que registrou o momento emocionante em vídeo, na última terça-feira (20/4).
“Vocês dois são muito guerreiros, os dois lutaram bravamente”, diz a pediatra Daniela Carla Gomes na gravação.
A médica foi uma das organizadoras da ação. “Conhecia a história dela e acompanhei o bebê na UTI. Sabia que ela não conhecia o bebê ainda e lá a gente decidiu fazer essa ação”, explica a médica.
“Ainda estou entendendo o que aconteceu”
Além de a mãe ficar em uma UTI ainda dias após o parto, o bebê prematura também precisou de cuidados intensivos. Mãe e filho puderam se ver quando ambos deixaram a UTI.
“Fiquei com muito medo, não sei como peguei a doença, tinha pneumonia quando estava com quatro meses [de gravidez] e fiquei preocupada com a falta de ar que a Covid dá”, disse a mãe, que é técnica em secretariado. “Quando acordei, nem sabia que tinham feito a cirurgia [para o parto]. Ainda estou entendendo o que aconteceu”, afirmou.
Lorena ainda tem dificuldade para andar, devido à perda muscular resultante da Covid, e recebe assistência da equipe do banco de leite para aumentar a produção do leite materno. Já o bebê, precisa ganhar peso e aprender a sugar para se alimentar exclusivamente do leite da mãe. Ainda não há previsão de o pequeno deixar o hospital.
Veja o vídeo
https://www.instagram.com/p/COQSiK4l0Mo/
Fonte – Metrópoles