Da AL- Maju Cotrim

Wanderlei Barbosa já e governador efetivo do Tocantins. A posse aconteceu em sessão prestigiada.

Ele fez o compromisso constitucional de posse. A cerimônia é prestigiada por amigos e familiares.

Estavam presentes na sessão de posse a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro (PSDB), o deputado federal Célio Moura e ainda o ex vice governador, Raimundo Boi.

 

Veja a história de Wanderlei:

Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional, na região central do estado. Ele começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal ao longo de quatro anos.

Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.

Wanderlei é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas,quando a cidade foi fundada em 1989.

Um dos filhos do governador interino, Rérison Antonio, foi nomeado presidente da Agência de Metrologia do Tocantins em 2019 e segue ocupando o cargo.

Ao longo dos últimos anos, Wanderlei Barbosa trabalhou em sintonia com o governador Mauro Carlesse e evitou se envolver em polêmicas.