Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
O governador Mauro Carlesse (PHS) e seu vice Wanderlei Barbosa (PHS) já tomaram posse na manhã desta segunda-feira, 09, na Assembleia Legislativa.
Esta já é a terceira posse de Carlesse como governador em menos de quatro meses.
O governador eleito Mauro Carlesse e seu vice já foram diplomados pela Justiça eleitoral na manhã desta segunda-feira. E tiveram que renunciar a seus cargos de deputados.
Foram lidos na sessão a renúncia dos cargos de deputados estaduais.
Da Assembleia Legislativa, seguirão para o Palácio Araguaia a pé.
Carlesse deve reunir toda sua equipe de secretários como um dos primeiros atos após ser efetivado. Ele e Wanderlei defendem a bandeira da estabilidade política e administrativa para o Tocantins.
O mandato vai até dezembro deste ano.
Eleições suplementares
As eleições suplementares aconteceram no Estado porque o ex-governador Marcelo Miranda e a vice Cláudia Lélis, eleitos em 2014, tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O primeiro turno ficou assim: Mauro Carlesse (PSB) com 30,35% dos votos; Vicentinho Alves (PR) com 22,19%; Carlos Amastha (PSB) – 21,38%; Kátia Abreu (PDT) – 15,66%; Márlon Reis (REDE) – 9,94%; Marcos Souza (PRTB) – 0,49%; Mário Lúcio Avelar (PSOL) – 0% (votos não computados).
No segundo, Mauro Carlesse teve 75,14% (368.553 votos) e Vicentinho Alves tem 24,86% (121.908 votos).
O turno também foi marcado por um grande número de votos nulos e brancos nas urnas. No total, foram 527.868 faltosos. No primeiro turno, o número de abstenções foi de 306.325 (30,16%), de votos nulos foi de 121.877 (17,15%) e brancos 14.660 (2,06%).
Posses
No dia 27 de março, Carlesse tomou posse pela primeira vez na Assembleia Legislativa, após passar à presidência da Casa para a deputada Luana Ribeiro. No dia, todos foram caminhando ao Palácio, e no local, o governador interino revelou o novo secretariado.
A segunda posse, após o Superior Tribunal Federal (STF) manter a cassação de Miranda, aconteceu no dia 19 de abril, sem muitos alardes e caminhada ao Palácio.
Biografia
O parlamentar tem 57 anos e nasceu em Terra Boa, no estado do Paraná.
No Tocantins, Carlesse foi empresário e agropecuarista. A carreira política iniciou em 2011, quando o deputado se filiou ao Partido Verde (PV), na época ele era presidente do Sindicato Rural de Gurupi, onde foi candidato a prefeito em 2012.
Em 2013, o governador interino se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se como deputado estadual, conseguindo seu oitavo mandato.
No ano de 2015, Carlesse ficou preso na Assembleia Legislativa do Tocantins por que teve a prisão decretada em Barueri (SP) por não pagar pensão alimentícia.
Atualmente o parlamentar é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e foi eleito em 2016 como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins.