Mantras são aqueles breves dizeres e lembretes que ajudam a continuar vivendo e guiam as escolhas no dia a dia. São ferramentas fundamentais para a tomada de decisões.

1. Eleve a sua mente e faça o que tem que fazer

Às vezes, quando nós, líderes e proprietários de empresas, estamos focados em um problema, ficamos cegos por nossos próprios princípios e convicções. Sempre que fico sem saber o que fazer (seja no âmbito financeiro ou gerencial), eu me pergunto o que eu faria se não fosse a fundadora da empresa, mas sim uma CEO contratada para o trabalho. Normalmente, quando esqueço do meu apego emocional ao negócio, a resposta ao problema se torna um pouco mais clara.

2. Rejeição é proteção

Pode ser muito desanimador quando não conseguimos o cliente ou a parceria que queremos, mas é preciso ter em mente que não estamos destinados a trabalhar com todo mundo. Se alguém não vê valor em trabalhar com você ou em comprar seu produto, não é o fim do mundo. Eu aproveito esses momentos para reavaliar os tipos de clientes que estou tentando conquistar.

3. Seja um trabalhador acima dos trabalhadores

A cultura de um negócio começa de cima para baixo. Se estou tentando motivar minha equipe a ser mais produtiva e criativa, preciso encontrar maneiras de fazer o mesmo comigo. É importante demonstrar, não apenas falar.

4. Seja gentil e honesto sobre seus limites. Coloque a sua verdade

Colaborações dão errado, novas parcerias não fluem como planejado – tudo isso faz parte dos negócios. Quando alguma coisa começar a parecer estranha, é importante que você fale. Dê voz a sua intuição e confie no seu instinto. Seu corpo está tentando lembrá-lo de experiências anteriores.

5. Não significa que você deve fazer algo só porque consegue

À medida que desenvolve seu negócio, você vai se deparar com mais e mais oportunidades (ou terá mais e mais ideias). Quando não consigo determinar o caminho a seguir, sempre relembro meus valores e objetivos e, em seguida, decido meus passos a partir daí.

6. Solucione problemas como se fosse um prestador de serviço, e não um herói

Às vezes, nós damos o passo maior do que a perna e nos recusamos a voltar atrás porque acreditamos que aquilo é importante. Quando chego em um momento complicado, tiro um minuto para descobrir onde estou exagerando. Com o que minha equipe realmente se importa? O que eles precisam que eu faça? O que os meus clientes realmente valorizam? O que eles mais precisam do meu trabalho?

7. O fracasso é apenas a primeira tentativa de aprendizado

Você não sabe o que você não sabe, e você não pode se culpar por tentar. Para construir um negócio, é preciso passar por um longo caminho de aprendizado. Por isso, encaro momentos de fracasso como oportunidades para experimentar. Isso faz parte do processo para aprender o que funciona na empresa.

 

 

 

Fonte: Forbes Uol