Governador Carlesse recebeu prefeitos de várias regiões do Estado para ouvir as demandas locais e firmar parcerias – Esequias Araújo

Onze prefeitos oriundos de várias regiões do Tocantins foram mais uma vez recebidos nesta quarta-feira, 10, no Palácio Araguaia, para um encontro com o governador do Estado, Mauro Carlesse. Em reunião individual, o Chefe do Executivo tocantinense ouviu as demandas de cada um dos gestores e assegurou o apoio do Governo em ações diretas nos municípios.

“Nossa proposta é que essas reuniões aconteçam com frequência para ouvirmos as demandas e que, juntos, possamos procurar soluções e orientar cada gestor em como buscar recursos e atrair investidores para melhorar a vida da população”, destacou o governador Carlesse.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reiterou que o Palácio Araguaia está de portas abertas para todos os gestores municipais e a comunidade. “É muito importante esse diálogo e todo prefeito é bem-vindo para firmarmos parcerias e buscarmos soluções que contemplem os moradores de cada localidade. Esse é o propósito da nossa Gestão Municipalista”, ponderou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, que intermediou a reunião com os prefeitos, destacou a necessidade de ajudar principalmente os novos gestores municipais. “O Governador tem um pensamento municipalista e está recebendo os prefeitos justamente para resolver os problemas dos municípios. A gente sabe que, nesta pandemia, os municípios estão em situação difícil, sabe que os prefeitos que assumiram agora pegaram as prefeituras praticamente sucateadas, quem está em reeleição está com a casa organizada”, ressaltou.

Da região do Vale do Araguaia, o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, falou da importância da abertura do diálogo para resolver as demandas da região. “Tem sido muito importante este contato que estamos tendo com o Governador. É um diálogo direto que vem facilitando o atendimento de nossas demandas, diminuindo os protocolos”, destacou.

Do município de Santa Tereza, região central do Estado, o prefeito Antonio Campos, trouxe demandas referentes às áreas de infraestrutura e educação. “Temos buscado apoio para ações de infraestrutura, reforma de escolas e melhorias de ruas. Estamos com uma grande expectativa de que teremos este apoio e levaremos estes benefícios ao município”, ressaltou.

Já da região do Bico do Papagaio, do município de Nazaré, o prefeito Clayton Rodrigues ressaltou o caráter municipalista da Gestão Estadual. “Temos observado que este Governo, de forma municipalista, vai favorecer a gente e precisamos muito disso, principalmente por conta do momento de pandemia que estamos vivendo. O Governador tem se mostrado parceiro dos municípios”, afirmou.

Mineração

O prefeito de Almas, Wagner Carvalho, aproveitou a oportunidade para apresentar, ao governador Carlesse, os empresários da Aura Minerals, que está prestes a instalar um empreendimento voltado à mineração de ouro na região. “É um projeto de mineração que está sendo instalado em Almas, que irá contribuir para a geração de emprego e renda na região. É muito bom para o município e também para o Tocantins”, destacou o prefeito.

O vice-presidente de Operações da Aura Minerals, Glauber Luvizotto, informou que, desde 2008, a empresa vem trabalhando no projeto, tendo concluído toda a fase de estudos e, no momento, está na fase de aprovação de licenças ambientais. “Estamos dando andamento a todo processo de licenciamento para iniciar a construção do projeto a partir do segundo semestre. É uma construção que leva um ano para ser completada. Nós apresentamos o projeto, ao Governo do Estado, para buscar parcerias. Todo o processo de mineração de ouro vai ser realizado lá, desde a mina, a movimentação de material até a planta de processamento, onde a gente vai exportar ouro concentrado em barras. Na fase da construção, vai chegar até 800 empregos diretos e indiretos; e, na fase de operação, 900 empregos diretos e indiretos. O investimento é de US$ 375 milhões só para implantação do projeto”, explicou Glauber.

Também participaram da reunião, os prefeitos de Aliança do Tocantins, Elves Moreira; Chapada da Natividade, Élio Dionízio; Fátima, José Antônio Andrade; Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues; Juarina, Manoel Ferreira; Palmeirante, Raimundo Brandão; Paranã, Fábio Moreira.

Por Sara Cardoso e Vania Machado/Secom Tocantins