A Prefeitura de Porto Nacional recebeu nesta quarta-feira, 13, por meio da Secretaria da Agricultura e Produção a comissão da SEAGRO (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura), RURALTINS (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) e ADAPEC (Agência de Defesa Agropecuária) para auditoria de uma unidade de beneficiamento de pescado do município.
A unidade teve início às atividades em julho de 2023, quando foi habilitada pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e apta a comercializar peixe fresco dentro do município de Porto Nacional. Desde então está sendo realizado um trabalho para melhorias no empreendimento, com todas as adequações necessárias para adesão ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), o que permitirá a indústria de vender o seu produto em todo o estado do Tocantins.
A médica veterinária da secretaria de Agricultura e Produção Candice Colombo falou da importância do Susaf para a indústria “Essa habilitação é de grande importância, pois é através dela que a empresa estará apta a comercializar o pescado em todo o estado” finalizou Candice.
Hélio Paranhos, proprietário da unidade, agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer a prefeitura municipal e a veterinária Candice que sempre nos apoiou e não mediu esforços para chegar nesse momento, esse selo é de grande importância pois nos tira do nível municipal, nos dando a oportunidade para vender nosso produto em todo estado”, pontuou
A auditoria final foi realizada pela comissão do Susaf-TO composta por médicos veterinários da SEAGRO, RURALTINS e ADAPEC.
Susaf -TO foi criado em 2012, através da Lei Nº 2.673, e tem o intuito de fomentar a produção artesanal em pequenas propriedades rurais do Tocantins. Para aderir ao SUSAF é necessário que as agroindústrias familiares possuam o SIM (Selo de Inspeção Municipal).
Fonte- Secom Porto Nacional