Foto – Reprodução

Lucas Eurilio

Um vídeo enviado ao Gazeta do Cerrado  nesta quarta-feira, 23, mostra óleo diesel nas águas do Rio Araguaia, durante uma travessia de Caseara (TO) para Santana do Araguaia (PA).

Na gravação, um homem diz que há filas de 2 km de veículos que precisam fazer a travessia e mostra a mancha de combustível indo em direção da mata às margens do rio. (Assista no final da reportagem). 

“Balsa Rio Araguaia , Tocantins, aqui em Caseara indo pra Santana do Araguaia. Fila de mais de 2 km de caminhão,tá saindo agora, mas olha só, o tanto de óleo diesel no rio Araguaia, da balsa, olha só, como que faz? Cadê o Meio Ambiente? Cadê as ONGs? Cadê o pessoal que não deixa fazer a ponte aqui que é menos poluente? …. Olha o tanto de óleo que tá saindo, já tá lá perto da floresta”.

Nossa equipe entrou em contato com a Naval, empresa responsável por realizar o serviço no local. Por telefone, um responsável que se identificou como Gustavo, disse que não procede a informação de que há carros em filas quilométricas aguardando a travessia.

Apesar de o vídeo mostrar o combustível saindo da balsa, Gustavo afirmou que não há vazamento no rio, e sim um dos funcionários ‘para aparecer’, jogou de propósito uma lata de óleto diesel na água.

O responsável afirmou ainda que a empresa sempre se resguardou e ajuda na proteção do Meio Ambiente.

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com o órgãos do Meio Ambiente como o Instituto Naturatins, com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

O Naturatins disse em nota que demanda foi encaminhada ao setor de fiscalização para averiguação do fato e adoção das medidas legais cabíveis após a apuração.

A Semarh e o IBAMA ainda não enviaram uma resposta.

Assista o vídeo