Empresa tocantinense sensibiliza jovens em curso de prevenção às drogas e combate às vulnerabilidades em MG

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 26/08/2019

Última atualização em 26/08/2019 15:32

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

“Quero agradecer e dizer que perdoo meu pai por ter ficado sem me ver por quatro anos e ter me abandonado aos cinco. Agora eu quero ajudar os outros também”. As palavras emocionadas e de agradecimento são do estudante Adriano (nome fictício), de 13 anos, em depoimento ao final do curso de prevenção às drogas e combate às vulnerabilidades sociais, na escola municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. O jovem disse que as experiências que conheceu o encorajaram a mudar e se libertar de um sentimento que o acompanha desde a infância.

            A reação da jovem Aline (nome fictício), também de 13 anos, foi ainda mais emocionada. Ele sonha em ser jogadora de futebol, mas as dificuldades que já enfrentou quase a levaram a desistir dessa meta de vida. Mas ao ouvir relatos de pessoas que sofreram com violência, abuso, bullying ou tiveram problemas com as drogas, mas que conseguiram se superar e mudar de vida, deram forças para que ela decidisse que vai continuar sonhando. “Eu já passei por muitas coisas, mas eu quero fazer o que gosto, crescer e ser alguém na vida”, disse a estudante.

            Os dois adolescentes são alguns dos participantes do curso promovido pela Recriar Vida Consultoria e Gestão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG. Em sala de aula, eles ouviram casos e conheceram formas de ajudar os colegas e a si mesmo a combater problemas que estão cada vez mais presentes no cotidiano do qual fazem parte. Uma jovem mencionou o drama que enfrentou com uma gravidez na adolescência. Outro adolescente tem dificuldade de superar as agressões e abusos que já sofreu em casa. Para a psicóloga Gisélia Vasconcelos, da Recriar Vida, o treinamento possibilita uma transformação, porque faz o participante perceber que mesmo diante de dificuldades é possível encontrar caminhos para uma mudança de vida em busca da realização pessoal.

            “O projeto Recriar Vidas não julga e não culpa, trabalha com a ética do cuidado, trabalha para que as pessoas existam. Confio que esse projeto possa ser um acelerador para a única meta humana: a felicidade”. A afirmação é do prefeito de Santa Rita do Sapucaí – MG, Wander Wilson Chaves, depois de conhecer as primeiras reações dos participantes do curso de prevenção às drogas e às vulnerabilidades sociais. A programação segue até o dia 31 de agosto e vai atingir estudantes da Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, pais, mães e responsáveis pelos alunos, bem como educadores, técnicos das áreas de assistência e saúde e da sociedade civil.

FORMAÇÃO

            Nesta semana, as atividades serão voltadas inicialmente para a formação de multiplicadores. O curso consiste em três etapas: instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica. Serão abordados os temas: prevenção ao uso de drogas, bullying, violência, automutilação, gravidez na adolescência e relações familiares. A instrumentalização consiste em oferecer ferramentas de trabalho para que estes profissionais atuem no campo educacional, de identificação de eventuais problemas de natureza psicológica e possam planejar, executar e medir suas atividades futuras, como multiplicadores de conteúdo e práticas no campo da prevenção ao uso de drogas e fatores associados.

            “É um novo caminho no processo de ensino aprendizado, uma vez que estão sendo abordados novos conteúdos sobre temas relevantes com método diferenciado, através da problematização e dos estudos de caso”, disse Geferson Barros, consultor da Recriar Vida Consultoria e Gestão. Ainda esta semana está previsto no projeto “Recriar Vidas” rodas de conversa, palestras e cursos para os multiplicadores e também para os pais, mães e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino. “Se o amor e a solidariedade foram capazes de transformar a minha vida, a minha experiência dentro de uma visão pedagógica poderá ir além e alcançar tantos outros”, destacou Ricardo Ribeirinha, idealizador e diretor da Recriar Vida.

fonte: Comunicação – Target Comunicação e Estratégia

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]