Maju Cotrim 

Em clima de união, foi fundada na noite desta quarta-feira, 12, em Palmas a Associação Comercial e Industrial, Turismo e Agronegócio da região do Jalapão (ACIRJA) que representa 11 cidades. A criação foi aprovada por todos os membros em votação. O estatuto social foi lido em seguida. A sede será na cidade de Mateiros com possibilidade de filiais em outros municípios. 

A eleição da diretoria executiva também foi realizada e reuniu alguns dos principais empresários da região. O presidente eleito por aclamação foi o empresário natural de Pindorama, Armando Castro.

A defesa das atividades empresariais, incentivo á cultura e ações integradas para melhoria da região estão dentre os objetivos da Associação. 

“A entidade administrativamente forte vai ajudar a região e essa é nossa finalidade, união pelo Jalapão”, disse o presidente. 

Unidos pelo Jalapão 

Em falas durante o ato os diretores afirmaram que é um dia histórico em prol do desenvolvimento da região. “Com nossa união vamos fazer o melhor para o Jalapão, os olhos do mundo estão voltados para lá mas não somos reconhecidos, queremos ajudar muito nosso povo”, disse Ismael Freire.

“É uma satisfação fazer parte de um grupo de pessoa sérias porque juntos vamos poder ajudar ainda mais no desenvolvimento do Jalapão”, afirmou.

O empresário Paulo Henrique mencionou o potencial do ecoturismo e também a necessidade da Associação atuar ainda na área da Infraestrutura da região. “O turismo é uma indústria que gera emprego e renda e precisa ter mais estrutura”, disse.

A Associação, conforme os diretores, tem um papel de dar mais visibilidade á região e atuar nas soluções das demandas que afetam a classe empresarial. Atualmente pelo menos 200 empresas atual em diversos ramos na região.

O vice-presidente da ACIRJA, Domingos Alves disse que a união faz a força. “O mais importante é trabalharmos com o mesmo objetivo fortalecendo todos o potencial de todos os municípios”, afirmou.

“Hoje a gente forma uma família e vamos caminhar juntos pelos interesses da região”, disse Ana Cássia. 

“Ainda há muito a ser explorado turisticamente no Jalapão com consciência ecológica”, disse ao sugerir a ampliação das opções turísticas também para a fauna e flora.

O presidente do Conselho Da Administração , Denis Roberto falou do protagonismo das empresas na região e da necessidade de mais atenção para as estradas e cadeia econômica. “O Jalapão tem que parar de ser apenas a mocinha bonita do interior. Temos que fazer o dinheiro do Jalapão ficar no Jalapão”, afirmou.

Desbravador da região, Roberto Maia citou algumas questões crônicas na região e o dono da empresa de ônibus, Rilton falou sobre a importância de uma infraestrutura que gere segurança para os moradores e turistas. 

A Associação não tem fins lucrativos. 

Diretoria Executiva 

Presidente: Armando Castro

Vice: Domingos Alves Ferreira de Mateiros 

Vice II: Antônio Fernando

Secretário Geral: Ricardo Alexandre

Secretária: Ana Cássia Marques 

1º Tesoureiro: Paulo Henrique 

2º tesoureiro: Fernando Macedo

Conselho Fiscal: Fábio Brito presidente 

Wilson Lustosa e Rogério França são membros

Conselho de Administração: Denis Roberto

Jailson Lopes -presidente 

Ismael Freire Cavalcante e Jailson Lopes- membros 

Ademar Pedreira, Rilton da Ponte Alta e Paulo Mouro, Roberto Maia e Nubia Dourado também são diretores.

Os 11 municípios que compõem a região do Jalapão

Lizarda 

Novo acordo 

Rio sono 

Ponte alta 

Aparecida 

Santa Tereza 

Pindorama 

Monte do Carmo

Mateiros 

São feliz 

Lagoa do Tocantins