Estudante recebeu informação de que passagens pelo ID Jovem não estão sendo emitidas porque houve redução nas frotas

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco para evita o contágio pelo Covid-19. Várias medidas foram adotadas por diversos setores para que não haja a disseminação da doença, mas e os nossos direitos como ficam nesse período?

No Terminal Rodoviário de Palmas, as empresas de ônibus estão se negando a oferecer passagem pelo ID Jovem, segundo relatos.

Uma estudante de Palmas que preferiu não se identificar não conseguiu emitir o bilhete de embarque . Ela é uma das milhares de jovens brasileiras e brasileiros que fazem o uso do ID Jovem.

O benefício dá direito a gratuidade ou descontos de 50% em passagens interestaduais, ou seja, para outros Estados da federação.

Ao chegar na rodoviária, a estudante levou um susto. Ela que precisa fazer uma viagem à São Paulo devido a atual situação de pandemia, não conseguiu tirar a passagem. “Eu fui em todas as empresas que fazem linha pra São Paulo. Nenhuma estava emitindo a passagem”.

A jovem disse que as empresas estão alegando a redução da frota. “Em todos os locais que fui, eles estão dizendo que as passagens pelo ID Jovem estão suspensas porque as frotas foram reduzidas”.

Id Jovem

O Decreto 8.537/2015 instituiu a Identidade Jovem (ID Jovem). O documento possibilita não apenas a gratuidade e descontos de 50% em passagens, mas também meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Decreto 8.537/2015 .

Quem tem direito

Esse benefício é assegurado a milhões de jovens entre 15 e 29 anos que são baixa renda. Os direitos estão garantidos no Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

O que diz a ANTT e a Secretaria Nacional da Juventude

Nossa equipe entrou em contato com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e com a Secretaria Nacional da Juventude ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A ANTT disse em nota que não ha nenhuma mudança em relação às gratuidades (ID Jovem-Idoso, etc)
Estas negativas relatadas pelos seus leitores devem ser documentadas e comunicadas à Agência (pelos canais 166 e [email protected] ), que apurará o fato e tomará as providências cabíveis junto as empresas.

#SóNaGazeta
#NossoDireito
#Coronavírus