Foto – Divulgação

Lucas Eurilio

As cheias do Rio Tocantins tem causado não apenas transtornos para a população, mas também medo e pânico. Casas foram invadidas pelas enchentes e muitos tocantinenses perderam quase tudo. Pelo menos duas cidades já decretaram situação de emergência.

Casas, postes de energia, praias, cachoeiras, veículos, tudo ficou submerso e vários tiveram que deixar os seus lares por conta da situação de risco.

Nesta terça-feira, 28, a Gazeta do Cerrado conversou com o Major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil. Ele explicou que a vazão nos níveis de água estão estáveis, mas ainda é necessário observação.

“Os níveis estão estáveis com tendência para baixa, mas ainda assim, temos que ficar monitorando os locais em situação de risco. Ontem, 28, haviam 68 pessoas que tiveram que ser retiradas de vários locais”, ressaltou.

O Major explicou ainda que no panorama geral, o Tocantins vive um momento difícil.

“Tivemos momentos muitos difíceis e todo cuidado agora é necessário para que ninguém mais seja afetado, e que consigamos ao menos reduzir os impactos das enchentes” disse.

Uma força-tarefa está sendo montada junto com o Corpo de Bombeiros para dar assistência às pessoas que estão nos locais de risco.

“Estamos em Paranã, Miracema do Tocantins, Tupirama, Pedro Afonso, no Bico do Papagaio, todas as equipes estão acompanhando de perto o problema para resolvê-lo”, finalizou.