Maju Cotrim
O governador Wanderlei Barbosa deve ir a Miracema hoje para ver de perto a situação das famílias atingidas pelas enchentes na cidade e anunciar várias medidas por parte de órgãos do governo.
A prefeitura decretou estado de emergência e já determinou que todas as medidas de assistência sejam tomadas para auxiliar as famílias desabrigadas.
O governo deve anunciar várias providências para a situação. Segundo a Gazeta apurou, o governador está atento e sensível á situação.
A Gazeta acompanha os detalhes.
Veja nota do governo sobre o assunto:
O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passou a tarde e princípio da noite desta segunda-feira, 27, conversando com prefeitos de cidades atingidas pelas cheias causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e designando ações para minimizar o impacto sobre a vida das populações atingidas.
As chuvas que cairam fortes sobre o Tocantins durante os últimos dias, a exemplo de grande parte do Brasil, impactou diversos municípios no Estado. Na tarde desta segunda-feira, 27, o governador Wanderlei Barbosa conversou com os prefeitos de Peixe, de Paranã e de Miracema do Tocantins, que estão entre os municípios atingidos. Como resposta imediata, o Governador determinou à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) que designasse cestas básicas para atendimento das famílias necessitadas de alimentos, além de agir em parceria com os municípios para levantamento de outras necessidades urgentes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins também foi acionado e já enviou, ainda nesta segunda-feira, equipes para os municípios de Paranã e Miracema, onde estão atuando, junto às Defesas Civis municipais, no atendimento imediato de socorro, resgate e levantamento das situações risco e perigo.
O governador Wanderlei Barbosa determinou ainda que a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) acompanhe de perto os impactos das chuvas e cheias nos municípios e atue para que os danos à infraestrutura de estradas sejam reparados com agilidade, de forma a minimizar os problemas de escoamento de gêneros de primeira necessidade, como alimentos, e de transporte da população.
Além dessas medidas imediatas nestas cidades, todos os demais municípios atingidos serão acompanhados e atendidos pelo Governo Estadual. A partir desta terça-feira, 28, equipes do Corpo de Bombeiros irão se deslocar para os municípios mais ao norte do Estado, de forma a atender àqueles municípios.
Secretaria de Estado da Comunicação
Governo do Tocantins
Situação em Miracema
Em Miracema do Tocantins, na região central, foi declarada situação de emergência. Já em Paranã, na região sudeste, foi decretada calamidade pública. Desde a última sexta-feira (24) a metade sul do Tocantins já recebeu mais chuva do que era esperada para o mês de dezembro inteiro.
O decreto da prefeitura de Miracema cria um comitê de gerenciamento da crise, formado pelos gestores das secretarias municipais. Foram dispensadas licitações para a compra de vem e serviços relacionado à resposta aos alagamentos. A situação mais preocupante na cidade é das comunidades ribeirinhas nas margens dos rios Tocantins e Providência e também no córrego Correntinho.
O texto prevê ainda uso de força policiais para remover moradores que resistirem em sair das áreas de risco. As Defesas Civis do estado e nacional devem ser mobilizadas para auxiliar. Inicialmente o decreto vale por 90 dias podendo ser prorrogado para até 180 dias.
Na cidade, o nível da água do rio Tocantins subiu rapidamente com as chuvas dos últimos quatro dias. Em alguns pontos nas margens as casas estão completamente submersas, em outros apenas os telhados ficaram de fora. A praia do Funil simplesmente desapareceu.