Foto – Divulgação

O Tocantins tem 173 pessoas desabrigadas pelas enchentes neste sábado (29), de acordo com o balanço da Defesa Civil. As famílias que seguem em abrigos públicos estão em cinco cidades: Araguanã, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama. Os números consolidados de desalojados não estão sendo mais divulgados porque os moradores estão retornando para casa por conta própria após os rios começarem a baixar.

Segundo o balaço, São Miguel do Tocantins segue sendo o município mais afetado e ainda tem 128 moradores desabrigados. A cidade chegou a registrar mais de 270 pessoas nesta condição na semana passada. Até a última quarta-feira (26) mais de 2 mil ainda estavam desalojadas – precisando ficar em casas de vizinhos, amigos ou parentes.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem monitorando 25 municípios. Neste fim de semana, além de São Miguel, há equipes atuando na região de Formoso do Araguaia, onde vivem várias comunidades indígenas na ilha do Bananal.

Esta foi a pior cheia no Tocantins em cerca de 20 anos. Na região norte, o rio chegou a ficar 11 metros acima do nível normal.

Fonte – G1 TO