O projeto de extensão Poemar na Prainha, no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), terá seu terceiro encontro na próxima terça-feira (12), às 18h30, na Prainha, trazendo o tema “Patativa do Assaré e outros poetas do sertão”. O evento acontece mensalmente com a proposta de promover encontros e debates sobre temas e livros selecionados pelo projeto.
O encontro abordará primeiramente a literatura de Patativa do Assaré, em seguida contará com a performance musical “ser…tão”, realizada pelo vocalista do Trio Baú, Rubão Ayres e pela coordenadora do projeto, Rayssa Carneiro, que também recitará poemas durante a apresentação, deixando, em seguida, o evento aberto para contribuições do público.
Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, foi um compositor, cantor, repentista e poeta popular que viveu entre os anos de 1909 e 2002 no Brasil. Nascido em Assaré, interior do Ceará, e filho de agricultores, Patativa retratou a vida árida do povo do sertão com linguagens simples e poéticas. Escreveu em 1956 o livro “Inspiração Nordestina” e em 1964 foi compositor da música interpretada por Luiz Gonzaga “Triste Partida”.
Projeto Poemar
O projeto é realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), por meio da Diretoria de Cultura, e faz parte do projeto de expansão do Palco UFT, que tem como objetivo a realização de atividades culturais na universidade.