Foto – Márcio Vieira

Para apresentar a versão final das Diretrizes Pedagógicas para Prevenção do Abandono e Evasão Escolar está sendo realizado o primeiro Encontro do Comitê Estadual de Busca Ativa Escolar (BAE) do Tocantins, nesta terça-feira, 14, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participam do encontro os integrantes do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, que é composto pela equipe da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Seduc e orientadores educacionais das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs). A busca ativa escolar é desenvolvida para trazer de volta às escolas estudantes que, por algum motivo, abandonaram a educação durante a pandemia da covid-19.

No início do encontro, após as apresentações dos integrantes, foi ministrada a palestra, Psicologia e Educação, com a psicóloga Geicilaine Vale da Silva, e Visando a construção de parcerias, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef),  com agenda voltada para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Tocantins, também participaram da abertura do evento, com a apresentação do especialista em saúde do Unicef na Região Amazônica, Antônio Carlos Cabral.  No período da tarde, será realizada a aprovação do regimento interno, além de dirimir as dúvidas dos integrantes quanto à operacionalização da plataforma utilizada na referida estratégia.

Da equipe da UTE de Orientação Educacional, professora Verni Fucks, apresentou Diretrizes Pedagógicas para Prevenção do Abandono e Evasão Escolar. O objetivo do Comitê, segundo a professora, é de contribuir com as Unidades Escolares na sistematização e execução de ações, buscando promover o acolhimento e o desenvolvimento integral dos estudantes, prevenindo o abandono, a evasão escolar e a reincidência destes problemas, por meio de normativas da política educacional da Seduc, o Programa Evasão Escolar: Nota Zero (PEENZ), e da estratégia Busca Ativa Escolar da Unicef.

As diretrizes apresentadas pela professora Verni Fucks, têm no primeiro momento, o acolhimento, dos alunos e dos professores. Em seguida, foram apresentadas as diretrizes da Estrutura organizacional do PEENZ e BAE Unicef, específico para cada agente escolar: diretor, professor, coordenador técnico e orientador educacional. “É salutar que a equipe gestora realize um trabalho integrado, colaborativo, sistematizado no Plano de Ação e no PPP [Projeto Político Pedagógico], garantindo o acolhimento, o envolvimento e a participação das famílias, além de promover espaços de escuta ativa aos estudantes, por meio do acolhimento planejado, intencional e fundamentado, de modo que a escola faça sentido para o estudante, e ele se sinta reconhecido, visto, ouvido, respeitado e acolhido”.

Nas diretrizes, o comitê também prevê o que fazer quando o estudante retorna à escola e a importância do professor nesse processo.

Fonte – Secom Tocantins