Equipe Gazeta do Cerrado

Esta semana o Encontro Técnico do FNDE no Tocantins, que ocorre no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Gloria Cardoso, em Palmas, mobiliza prefeitos e técnicos das cidades.

Mais de 442 inscritos de todas as prefeituras do Tocantins. O Encontro saiu graças a solicitação do Senador Eduardo Gomes ao FNDE e tem parceria com a Secretaria de Educação e Associação Tocantinense de Municípios. Uma equipe do gabinete do senador acompanha o evento orientando as prefeituras.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, destacou que o evento vem atender uma expressiva demanda dos Municípios por qualificação profissional.

“Os prefeitos e as prefeitas demonstram essa preocupação pela capacitação de seus servidores. Há uma grande demanda por qualificação profissional nos Municípios, e consideramos que esse Encontro Técnico do FNDE vem preencher algumas lacunas nesse processo de instrução dos servidores da Educação na execução de recursos federais ligados à Educação”, disse Mariano, que enalteceu as parcerias para a realização do evento. “Vamos reforçar ainda mais os laços”.

Encontro Técnico do FNDE no Tocantins – Divulgação

“A execução dos projetos e recursos de obra na área da Educação é tão grande que muitas vezes tira o nosso foco da área pedagógica”, revelou a secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar, ao destacar a importância do Encontro.

Investimentos

Durante a abertura, o governador do Estado em Exercício, Wanderlei Barbosa, disse que as melhorias vêm com investimentos. “Queremos melhorar a capacitação de nossos professores e a estrutura escolar das unidades de ensino, mas para isso precisamos melhorar nossa capacidade de investimento. Queremos salas de aulas climatizadas para corresponder ao forte calor do nosso Estado, além de instalar escolas estaduais nos Municípios que ainda não tem. Nosso interesse é ultrapassar os limites constitucionais na área da educação”, afirmou o Governador. Atualmente, o limite constitucional de investimentos pelo Estado na Educação é de 25%.

A operacionalização dos recursos do FNDE é o foco principal do evento. “Gastar dinheiro público não é fácil e por isso estamos aqui para orientá-los, para saber como executar da melhor maneira possível esses recursos. Não temos o menor interesse em ver verbas paradas” disse o vice-presidente do FNDE, Luiz Tadeu Villela Blum, que apresentou o interesse do Governo Federal em promover grandes investimentos na Educação Básica.

Segundo o FNDE, investimentos foram realizados pelo Governo Federal, o que garante diariamente 50 milhões de merendas ofertadas, além do repasse aos Municípios de 45 mil ônibus escolares e a criação de 350 mil novas vagas na creche infantil.

Encontro Técnico

Os participantes são orientados sobre a execução de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sobre o monitoramento e prestação de contas, além de serem instruídos sobre detalhes do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O Encontro Técnico do FNDE finaliza sua programação na tarde desta sexta-feira (27).

Encontro Técnico do FNDE no Tocantins – Divulgação