Falta pouco para o próximo domingo, 11 de novembro, segundo dia de provas do Enem 2018. Desta vez, os participantes responderão 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza – área do conhecimento que engloba as disciplinas de Física, Biologia e Química.

De acordo com Luiz Rafael Silva, professor de Biologia do Colégio MOPI, muitas questões da prova apresentam em sua construção caminhos para que o estudante consiga solucioná-las sem a necessidade de um conhecimento específico sobre conteúdos da disciplina.

Conforme ele explica, as questões de Biologia no Enem sempre são acompanhadas de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura.

“Na prova de Biologia, a habilidade em analisar gráficos e imagens, interpretar textos e conseguir observar os processos descritos nos enunciados é fundamental para conseguir êxito. Ler e entender o enunciado das questões é imprescindível”, recomenda Luiz.

Interdisciplinaridade

O professor de Química, Artur Gonçalves, acredita que, se o candidato dominar os assuntos da disciplina, estará apto também a resolver questões que envolvem a Biologia e a Física.

“Vários fenômenos biológicos estão ligados à Química Orgânica e, por sua vez, vários fenômenos físicos podem ter a compreensão facilitada com os tópicos da Físico-Química”, analisa.

O meio ambiente e suas consequências, conforme destaca o professor, é um tema muito importante e que costuma ser abordado na prova de Ciências da Natureza.

O que cai de Biologia e Química no Enem

Os professores nos contam quais temas de Biologia e Química costumam ser mais cobrados no Enem. Confira abaixo:

Biologia

  • Ecologia: cadeia e teia alimentar, ecossistemas, biodiversidade e classificação, Floresta Amazônica, entre outros.
  • Imunologia: vacinas, anticorpos, penicilina, etc.
  • Educação Ambiental: saneamento, desenvolvimento sustentável, etc;
  • Citologia: fermentação, cadeia respiratória, mitose, etc.

Química

  • Química Geral: separação de misturas, estruturas atômicas, ligações químicas, reações químicas inorgânicas e estequiometria.
  • Físico-Química: radioatividade, soluções, equilíbrio químico, termoquímicae eletroquímica.
  • Química Orgânica: funções química orgânicas, isomeria plana e espacial, reações químicas orgânicas.

 

Dicas

Mesmo faltando poucos dias para a prova, a dica para mandar bem é analisar notícias do começo desse ano que têm relação com os principais temas de química. dos temas mencionados abaixo, correlacionando-as com os conteúdos biológicos e químicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão.

Outra dica é observar as habilidades para Ciências da Natureza presentes na Matriz de referência e tentar elaborar protótipos de questões, seguindo os parâmetros lá estabelecidos, correlacionando-os com temas atuais.

 

 

 

Fonte: Mundo Educação