Encerra nesta quinta-feira, 23, o prazo para realizar o pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa de R$ 85 pode ser paga em agências bancárias e dos Correios, além de casas lotéricas. Só terão suas inscrições confirmadas os candidatos que realizarem o pagamento até o prazo estipulado.

As inscrições para o Enem 2019 estiveram abertas entre os dias 6 e 17 de maio. Nesta edição, foram registradas 6,3 milhões de inscrições em todo o Brasil.

Provas

Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3 de novembro, serão aplicadas as provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da Redação.  No segundo dia, 10 de novembro, os estudantes serão avaliados nas áreas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Simulados

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) está realizando os Simulados do Enem como forma de auxiliar os alunos na preparação para a prova. Os testes têm os mesmos moldes da prova oficial e visam preparar os estudantes da 3ª série do ensino médio para a realização do exame. Em todo o Tocantins, estão sendo beneficiados pela inciativa cerca de 21 mil estudantes das nas escolas estaduais.

Nesta quinta-feira, 23, acontece a segunda etapa do simulado com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e de Matemática e suas Tecnologias.  Na primeira etapa do simulado, realizada no dia 16 de maio, foram avaliadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

“Além de oferece essa espécie de treinamento com o mesmo tempo, questões e ambiente similares ao do Enem, a intenção da pasta é também medir a proficiência dos estudantes. A partir dos resultados, direcionaremos o trabalho pedagógico como finalidade de complementar a preparação dos nossos alunos para que tenham um bom desempenho na prova que é a porta de acesso ao ensino superior”, frisou a gestora da Seduc, Adriana Aguiar.

Acesso ao ensino superior

Com as notas do Enem, os estudantes podem ingressar em instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni); ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Ascom Seduc

_____________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796