A Polícia Militar do Estado do Tocantins(PMTO) informa que nenhuma ocorrência foi registrada durante a Operação Enem 2018 até o momento. O policiamento em frente às escolas permanece ao longo de todo o período de aplicação de prova. Às 9h20 todos os malotes contendo os cadernos de provas já haviam sido entregues em todo o Estado, 40 minutos antes do horário previsto. Ao todo, 31 municípios recebem aplicação do Exame.
No Tocantins , são 132 locais de provas, destes 21 estão localizados em Palmas. Viaturas da Polícia Militar foram responsáveis pelas escoltas, sendo 90 rotas em todo o Estado.
Monitoramento – A Operação é acompanhada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), que fornece as informações ao comando nacional, localizado em Brasília, por meio do Sistema Córtex. O CICC funciona nas instalações do Quartel do Comando Geral da PMTO em Palmas, onde representantes de todos os órgãos envolvidos com o Exame estão reunidos, como Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Energisa, Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)e Polícia Federal.
Efetivo – Mais de 347 agentes de segurança estão envolvidos na Operação, em sua maioria policiais militares com 305 pms, em 34 viaturas.
Escoltas – Um total de 90 escoltas da PM estão mobilizadas na entrega, e posteriormente na coleta dos malotes de prova.
Matriz de Riscos – Entre as situações que possuem mais probabilidade de ocorrer, de acordo com levantamento prévio feito na matriz de risco, estão: atendimento de urgência e emergência, falsidade ideológica, perturbação do sossego, roubo de malote de prova, falta de energia, entre outros. Essa ferramenta de análise prévia de ocorrências permite uma ação/atendimento mais rápido e efetivo das agências envolvidas na Operação.