Energisa já investiu mais de R$ 1,8 bilhão no Tocantins. Foto: divulgação Energisa

 

Em poucos anos, empresa transformou a realidade do fornecimento de energia no Tocantins

 

A Energisa Tocantins já investiu mais de R$ 1,8 bilhão em obras de manutenção, expansão e
melhoria no sistema elétrico de todo o estado. Palmas é atendida por uma rede elétrica
confiável e moderna com mais de 7 mil quilômetros, interligada a cinco subestações (incluindo
Taquaralto e Taquaruçu) e 37 alimentadores. Tudo para garantir energia de qualidade para os
126 mil clientes do município.

Dentre as obras realizadas na capital, destacam-se o novo ponto de conexão com a rede básica
(230kV), finalizada em 2020, e a modernização das subestações, possibilitando maior
confiabilidade do sistema de suprimento da região central do estado. Neste ano, a empresa
construiu um novo Centro de Operação Integrado, de onde é possível monitorar e controlar
toda a rede elétrica do estado. Também inaugurou uma nova Agência Premium para maior
conforto e agilidade no atendimento dos clientes de Palmas.

A transformação realizada pela empresa, desde que assumiu a concessão em 2014, é sentida
pelos clientes. “Eu moro há 23 anos aqui e falo que a energia melhorou muito! Hoje
dificilmente falta energia elétrica no meu bairro. O atendimento também é muito mais
rápido”, afirma a autônoma Edlayne Santa Cruz.

Centro de Operação Integrado da Energisa opera 24h por dia. Foto: divulgação Energisa

“Toda essa disponibilidade do sistema garante o fornecimento de uma energia elétrica de
qualidade e dá todas as condições necessárias para a expansão e desenvolvimento das
atividades econômicas do município. Temos um sistema moderno, que permite efetuarmos
manobras de forma automática ou remota no sistema, fundamental para restabelecer a
energia em menor tempo quando acontecer algum problema na rede”, explica o diretor
Técnico e Comercial da Energisa Tocantins, Fernando Costalonga.

O sistema elétrico conta com equipamentos inteligentes, como religadores automáticos e self-
healing, para o restabelecimento automático da energia sem necessidade de interferência
humana. Em caso de colisões de veículos em postes, queda de raios ou queimadas, por
exemplo, acontece a transferência para outra fonte de fornecimento de energia. Para se ter
uma ideia, somente em 2020 caíram mais de 2,6 milhões de raios no Tocantins, o que
demonstra a robustez do sistema elétrico que atende toda a região.

A dona de casa Janina Cláudia também reforça a evolução dos serviços. “Estou muito satisfeita
com o fornecimento de energia. Também sinto que o atendimento evoluiu bastante,
principalmente durante a pandemia. Os canais de atendimento facilitaram a nossa vida”,
destaca Janina.

O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, ressalta o compromisso da
empresa em promover a transformação do sistema elétrico como forma de impulsionar o
desenvolvimento sustentável do estado. “Hoje nós temos um sistema mais robusto, com
flexibilidade e dimensionado para que Palmas e o estado do Tocantins possam se desenvolver.
Assim como um time capacitado, engajado e preparado para atender a cada dia melhor nossos
clientes. Além disso, sabemos muito bem da nossa responsabilidade social e, por isso,
desenvolvemos ações e parcerias para contribuir com a sociedade e ter um lugar cada vez
melhor para as pessoas para as pessoas trabalharem”, afirma Brum.

Palmas possui mais de 7 mil quilômetros de rede elétrica e cinco subestações de energia. Foto: divulgação Energisa

Cidade eficiente
Um destaque de atuação é com ações do Programa de Eficiência Energética. Atualmente a
iluminação pública da Avenida JK e da praça dos Girassóis está sendo modernizada com
recursos da Energisa, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Hospital Geral de Palmas já recebeu R$ 2 milhões em obras e serviços de melhoria na
climatização, iluminação e geração de energia solar. O Hospital e Maternidade Dona Regina e o
Hospital de Amor do Tocantins também tiveram substituição de lâmpadas comuns por
luminárias de LED e incorporação de novos aparelhos de ar-condicionado.

A Energisa Tocantins também realizou obras de modernização no Palácio Araguaia, Secretaria
de Segurança Pública do Tocantins, Colégio Militar de Palmas, 1º Batalhão de Polícia Militar,
Ulbra e iluminação pública da Avenida NS 02, saindo da Feira da 304 Sul, seguindo a rotatória
do Relógio, passando pelo Bosque dos Pioneiros e chegando até a Avenida Palmas Brasil.

Além dos canais digitais, a Energisa tem uma Agência de Atendimento Premium para os clientes de Palmas. Foto: divulgação Energisa

Melhoria contínua
Todas as ações de melhoria na rede elétrica fizeram com que Palmas atingisse o padrão
europeu de fornecimento de energia no perímetro urbano. E os dois principais indicadores do
setor elétrico mostram essa evolução contínua. Em 2010, a Duração Equivalente por unidade
Consumidora (DEC) – quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia durante um ano –
foi reduzido em 57%. A Frequência Equivalente por unidade Consumidora (FEC) – ou seja,
quantas vezes, em média, um cliente fica sem energia durante um ano – diminuiu quase 40%.

Palmas recebe investimentos de eficiência energética. Foto: divulgação Energisa.

Mais investimentos
Luzimangues, distrito do município de Porto Nacional situado próximo à Palmas também
recebe significativos investimentos. Nos últimos três anos foram investidos quase R$ 11
milhões na construção da subestação e instalação de 30 equipamentos para proteção e
recomposição do sistema. Até dezembro, mais R$ 5 milhões serão utilizados na conclusão da
Subestação Luzimangues Industrial e instalação de dois reguladores de tensão, que
proporcionarão melhoria da confiabilidade do fornecimento de energia, além de possibilitar a
expansão de carga da região, melhoria na qualidade do serviço e atendimento aos nossos
clientes.

E a expansão da capacidade energética de Palmas já está no planejamento da Energisa. A
empresa prevê investimentos relevantes nos próximos anos, com a modernização de
equipamentos e a construção de mais uma subestação de energia.

Canais de atendimento
• Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
• Assistente virtual Gisa (WhatsApp) – 63 9222-6664
• www.energisa.com.br
• Facebook.com/energisa
• Twitter.com/energisa
• 0800 721 3330