Maju Cotrim
A Assembleia Legislativa do Tocantins por um bom tempo usou o slogan “A Casa do povo”. Alguns deputados em plenário sempre gostam de dizer isso mas na verdade a população do Tocantins ainda se sente distante e precisa se aproximar mais das atividades legislativas e principalmente entender o que os 24 deputados tanto fazem por lá durante quatro anos.
O atual presidente Antônio Andrade começa um ciclo de relação do Legislativo com a população através de prestação de serviços para a comunidade. Após meses nos quais a Polícia Civil andou vasculhando gabinetes e que pesam várias acusações contra alguns parlamentares sobre fantasmas e devolução de salários de servidores (tudo isso ainda em investigação e que já ocasionou na prisão de alguns servidores) este elo que se abre com a comunidade é importante para”popularizar” a Casa de Leis.
O desgaste pontual causado á imagem do Legislativo por causa da Operação, com busca e apreensão inclusive nas vésperas da eleição da presidência vai se consumindo pela atuação em temas e assuntos importantes que a Casa tem pautado e pelas iniciativas pessoais de alguns parlamentares que vão defendendo bandeiras de interesse direto da população. Como é o caso, por exemplo, da aprovação da Lei que proíbe taxa de religação de água e luz. Pauta polêmica que teve ampla repercussão positiva para a população mas questionamentos jurídicos por parte da concessionária de energia, por exemplo.
Vale lembrar ainda que, por outro lado, este ano várias matérias pesadas foram aprovadas como intuito de reenquadrar o Estado, principalmente com relação a categorias de servidores públicos (o tao doloroso congelamento!).
Pois bem…Antônio Andrade vai escrevendo sua história como presidente do Legislativo sem grandes custos e com ações simples como segurança, biblioteca e outros atos de organização interna do poder Legislativo.
-Saiba como será a ação voltada para a população realizada pela Casa de Leis:
A Assembleia Legislativa vai realizar das 8 às 17 horas nesta quarta-feira, dia 15, uma ação de prestação de serviços aos servidores e ao público em geral. Promovido na entrada da Casa, o evento contará com os serviços de expedição de Registro Geral (RG) pelo Instituto de Identificação do Tocantins e de Carteira de Trabalho pelo Sine-Tocantins.
A Assembleia contará também com a parceria do Hemocentro de Palmas para a coleta de sangue de doadores voluntários, além de teste de glicemia. Podem doar sangue as pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde; apresentar documento com foto; pesar acima de 50 quilos; e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas.
Haverá também atividades culturais, propiciando um ambiente agradável e descontraído aos servidores e visitantes.