Nos últimos anos a tecnologia se desenvolveu tanto que, hoje estamos vivenciando algumas das coisas que nossos antepassados imaginavam que viveríamos em um futuro longínquo. Por exemplo, quando você imaginou que um dia poderia ouvir música com o cérebro?

A experiência acontece com músicas em formato 8D, hoje em alta em diversos canais especializados do Youtube, como Aviion Music e 8D AUDIO. Agora que você já sabe que isto é possível, vamos entender o que é 8D?

Segundo o site Reverb, assim como nas imagens multidimensionais, a tecnologia deu conta de criar um formato de música muito mais imersivo, no qual a música parece circular entre os ouvidos. Em outras palavras, 8D é a música multidimensional, que gera uma real experiência de envolvimento com os usuários. Quem já ouviu garante que o áudio é muito mais agradável do que o linear.

headphone

No entanto, a experiência só é possível com o uso de fones de ouvido, pois são eles que permitem definir com mais precisão a posição de nossos ouvidos em relação à fonte sonora. Cientificamente, é como se o formato criasse camadas de som que passeiam entre nossos ouvidos na horizontal e vertical. O efeito é tão positivo para nosso cérebro, que já foi comprovado que as gravações binaurais podem ter efeitos terapêuticos.

mulher com headphone

No entanto, apesar do nome sugerir oito dimensões, o formato nada mais é do que uma espécie de evolução do estéreo, já que possui um processo de gravação diferente. Curiosamente, apesar do sucesso do formato ser um fato recente, ele não é novo. Na década de 1980, a banda Pink Floyd já fazia uso do efeito, e em 2000, a banda Pearl Jam usou a técnica em músicas do disco ‘Binaural’.

show do queen

Vamos fazer um teste e ver se você sente a diferença? Separamos alguns exemplos abaixo.

Coloque o fone de ouvido e aproveite a experiência!

Fonte: Hypeness

#SóNaGazeta
#Tecnologia
#8D