Um grupo de mulheres de várias áreas e setores lançaram o manifesto feminista no Tocantins. O texto traz um alerta e repúdio contra a violência e assassinato de mulheres no Estado.

O movimento mobiliza assinaturas e apoios contra a matança de mulheres.

No estado do Tocantins os dados estatísticos de 2020 apontam um aumento do crime de feminicídio em 80% em comparação aos dados de 2019. E, embora as mesmas estatísticas apontem para uma diminuição da violência doméstica em 9,1%, sabemos que há o aumento da exposição das mulheres aos seus agressores em razão da pandemia e que as mulheres não têm conseguido denunciar a violência de gênero que sofrem dentro de casa e fora dela.
No ano de 2020 foram mortas 9 (nove) mulheres no Tocantins cujos feminicidas são homens que não admitem a autonomia, a igualdade e a liberdade das mulheres. São machistas, homens violentos que querem a domesticação e o afastamento das mulheres da vida pública. São machistas que usam a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial contra mulheres e seus filhos até o extremo, que é o ato do feminicídio.

Veja a íntegra do manifesto:

texto manifesto feminista TO.docx