“Não tenho motivo para sair do Republicanos”
Maju Cotrim e Brener Nunes
Na nossa entrevista política de hoje a Gazeta traz uma conversa com o ex deputado e atual secretário Nacional de Agricultura do Tocantins, César Halum sobre 2022.
No 2º escalão do governo Bolsonaro ele tem tudo aprovação no trabalho e conseguido conduzido bem a pauta da agricultura na qual tem muita experiência.
“Relmente tô trabalhando para disputar uma vaga de deputado federal em 2022. Tenho uma participação na política do Tocantins desde sua fundação, comecei minha vida pública em 1988 como Vereador em Araguaína, foi a primeira eleição do Estado do Tocantins, portanto tenho 32 anos no Estado e os companheiros que criamos neste tempo todo estão aguardando que continuemos na política para manter o grupo”, disse.
“O fato de eu não ter tido sucesso na eleição de senador mas temos um grupo político bem consolidado e a gente não manda mais na vontade da gente, quando você entra na política os companheiros da gente e que vão determinando o caminho”, disse.
“Espero ter sucesso nesta eleição em funçao do serviço prestado e serviço que a gente tem ao longo destes anos”, pontuou.
E o cenário de 2022?
“Ainda é muito confuso, muito escuro. Está naquela fase que cada lider está colocando ainda seu projeto pessoal mas ainda vão ter muitas composições e acho que vamos ter que aguardar ainda mais . Primeiro que a discussão no congresso de mudança na lei eleitoral e isso certamente muda o tipo das composições, coligações e como e que vão se organizar as candidaturas”, disse.
Segundo ele, em setembro esta questão deve estar definida. “Temos lá em abril de 2022 o prazo final para desincompatibilização”, lembrou.
“O quadro que está aí pode ser alterado e temos que pensar um pouco, não acredito neste caso de ter três, quatro, cinco candidaturas ao governo mas a política ela é dinâmica e pode mudar tudo. O quadro ainda é confuso e não sabemos ainda quem vai estar com quem”, disse.
E o partido?
Halum está atualmente no comando do Republicanos e diz que pretende ficar.
“Minha pretensão é essa… nunca gostei de ficar mudando muito de partido e no Republicanos, fiquei á frente do partido por muitos anos, é um partido bom que me sinto bem e minha pretensão é continuar no Republicanos”, disse.
“Sou muito afinado com o partido á nível nacional, não tenho nenhum motivo para romper e sair do partido. Vou cuidar eleitoralmente da minha campanha e espero estar no Republicanos”, afirmou.
Efeito Gaguim
O deputado federal Carlos Gaguim tem afirmado que pretende ir para o Republicanos. O filho dele, Bruno Amorim assumiu o comando da legenda.