Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O prefeito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues Cerqueira (PP), conversou a Gazeta na manhã desta quarta-feira, 30, sobre o primeiro semestre de sua gestão, cultura, turismo e também comentou em relação à vacinação no município.

Thiago iniciou comentando sobre um grande gargalo da cidade, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele diz que é desigual, pois Natividade possui mais de 10 mil habitantes e recebe apenas 0.6, que corresponde a um município de 3 mil habitantes. “Além disso, peguei a prefeitura endividada, até hoje tenho apontamentos no CAUC (Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais) por não apresentação de demonstrativos contábeis pela gestão anterior, o que impossibilita a transferência de recursos voluntários pelos outros entes federados.

Thiago destaca que a pandemia também atrapalhou em diversos aspectos. “Principalmente, no desenvolvimento de ações voltadas para o turismo que é muito forte em nosso município. A saúde é nosso maior problema financeiro, possuímos um hospital de pequeno porte que é mantido quase na integralidade com recursos próprios, no mais, problemas cotidianos que toda prefeitura tem”, afirmou.

Cultura e Turismo

Para o prefeito, o maior desafio para o fortalecimento da Cultura e do Turismo em Natividade, é ativar e regularizar o conselho municipal. “Já foi organizado, agora é aguardar a vacinação em massa para que possamos colocar em prática as ações arquitetadas pelas pastas responsáveis. Estamos ansiosos pela volta do do nosso turismo religioso e de convivência que são muito forte na nossa região e foram sacrificados pela pandemia, com a vacinação em massa serão alvos de muito apoio e incentivos pela nossa administração.

Vacinação

Sobre a vacinação contra Covid, o prefeito comemorou, pois Natividade estava em uma ótima posição entre os 139 municípios do Tocantins que mais vacinaram. “A vacinação até semana passada estávamos em sexto no estado mesmo respeitando as recomendações de vacinar grupos prioritários do MS (Ministério da Saúde)”, pontuou o prefeito.

Natividade já aplicou 3.876 doses de vacinas contra a Covid.