Evento reuniu a comunidade em homenagem a São Francisco e promoveu a adoção responsável de pets

 

 

No último sábado, 19, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) celebrou a tradicional “Bênção dos Animais”, em homenagem ao padroeiro da escola e protetor dos animais, São Francisco de Assis. Este ano, o evento contou com a segunda edição da feira de adoção, ampliando a ação para além da bênção, com foco na adoção responsável de pets.

 

A cerimônia, realizada em frente à escola, atraiu alunos e membros da comunidade, que se reuniram para receber bênçãos especiais para seus animais de estimação de todas as formas e tamanhos. O frade franciscano Frei Túlio Oliveira conduziu a cerimônia e destacou a significativa presença dos animais na vida das pessoas, reforçando a importância do respeito e cuidado com eles. “Francisco foi esse homem encantado pelo amor de Deus refletido em todas as criaturas. Essa bênção sobre os animais renova o nosso cuidado, nossa proteção e nosso sentimento de gratidão por toda a criação. Ao mesmo tempo, renova nosso compromisso e responsabilidade como guardiões da natureza, convivendo como criaturas e irmãos de todos”, afirmou.

 

A professora Mileni Stefanini, que levou sua cachorrinha Maia para a bênção, também compartilhou o que esse momento representou para sua família. “Essa bênção dos animais é muito importante para nós. A minha cachorrinha não é apenas um animal, ela é um membro da nossa família, faz parte do nosso cotidiano e do nosso amor. Essa bênção reforça o valor que damos a esses seres, que têm um papel fundamental nas nossas vidas. Maia, inclusive, nos trouxe suporte na caminhada do meu filho Luiz, que é autista”, destacou.

 

 

Um momento especial da celebração foi a inauguração da estátua de São Francisco de Assis, que simboliza o papel do santo como patrono dos animais e reafirma o compromisso da instituição com a proteção animal e a ecologia.

 

A “Bênção dos Animais” deste ano teve a participação de várias ONGs locais, como Patinhas de Palmas, Adota Pets e AuQueMia, que trouxeram animais castrados e vacinados disponíveis para adoção. A iniciativa proporcionou aos visitantes a oportunidade de encontrar um novo membro peludo para a família, além de celebrar o amor pelos animais.

 

O evento também contou com o apoio do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), que enviou alunos do curso de medicina veterinária para orientar sobre a importância dos cuidados com os bichos, contribuindo para uma conscientização ainda maior sobre a proteção animal.