A Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo incorporou mais um jogo de raciocínio à disciplina Jogos de Tabuleiro, que já desenvolve a prática de Xadrez e Shogi entre os alunos. Trata-se do Go, um jogo abstrato e complexo praticado por dois jogadores, cujo objetivo é cercar uma área do tabuleiro maior que a do adversário. Criado na China há 2500 anos, é o mais antigo jogo de tabuleiro jogado atualmente. Segundo o censo realizado pela Federação Internacional de GO em 2016, mais de 46 milhões de pessoas ao redor do mundo sabem jogar.

As aulas de Go farão parte da rotina dos estudantes sempre no terceiro bimestre letivo de cada ano. O trabalho com o GO também ocupará parte do horário de treinamento, de forma a promover e estimular a participação em eventos esportivos. Para ajudar no desenvolvimento das atividades, a escola fortalecerá a parceria com a Nihon Kiin da América do Sul, com sede em São Paulo, que já apoiou a promoção do jogo, oferecendo passagens aéreas e isenção de taxas de inscrição para o Congresso Brasileiro de Go, realizado em setembro de 2023.

A expectativa é que a prática do jogo contribuia de forma lúdica com o desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de valorizar o conhecimento científico, filosófico, histórico e cultural. O Go ainda permite vivenciar padrões de convivência e empatia que encorajam o comportamento coletivo, democrático e inclusivo.

Outra possibilidade pedagógica é o jogo em pares (Pair Go e Ren Go). Jogado por quatro pessoas, não é permitida qualquer forma de comunicação, com os lances feitos em silêncio. Cabe a cada participante interpretar além do seu lance e do adversário, o do seu parceiro, que precisa ser levado em consideração para o êxito na partida. As relações humanas estimuladas por esta prática incluem o respeito e o entendimento em relação aos colegas e a antecipação aos planos dos adversários.

Entusiasta dos jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, o professor Luciano Teixeira acredita na melhoria das capacidades cognitivas e abrangentes, com um aumento significativo no aprendizado de matemática advindos da prática do Go. “O jogo apresenta especial ênfase na intuição e criatividade, contribuindo para a fluência, abertura e originalidade do pensamento. Também desenvolve a capacidade de concentração e estabilidade emocional e ajuda no tratamento de crianças com TDAH”, explica.

Fonte – Secom Palmas