(Ascom MEC)

O Conselho Nacional de Secretários de Educação realizou nesta segunda-feira, 4, a cerimônia do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2017, em Bonito (MS). O Tocantins foi representado pelo Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic) de Palmas, considerado pela iniciativa com a melhor gestão de unidade de ensino da região Norte. O prêmio visa reconhecer as boas práticas e incentivar o aprimoramento dos processos de gestão das escolas públicas, além de promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores. A escola referência Brasil foi Mont Alverne, de Ituporanga (SC).

A diretora da escola, Marisa Aparecida dos Santos, falou sobre o orgulho de estar entre as cinco melhores gestões do País. “Essa conquista foi de toda a nossa equipe e da comunidade que reconheceu a importância do papel de cada um na gestão da escola. Mesmo estando em uma comunidade carente e não tendo a estrutura física ideal, o Caic consegue fazer um trabalho que faz a diferença na vida de cada aluno, de cada servidor, o que traz também reflexos na comunidade da região”, ressaltou.

Para a secretária da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim, que é também coordenadora Nacional do Prêmio, o Caic, assim como e as outras escolas finalistas são exemplos positivos de boas práticas que cooperam para a qualidade da educação Brasileira. “Para a rede estadual do Tocantins é uma honra ter chegado até a final do Prêmio Gestão 2017 representados pelo Caic. Estamos muito felizes, não só pelo reconhecimento, mas por termos tido mais de 400 escolas tocantinenses participando do processo de autoavaliação e de troca de experiências. Queremos parabenizar a equipe, professores, voluntários, alunos e o envolvimento dos pais, da comunidade no processo de gestão do Caic”, enfatizou.

A gestora também ressaltou a retomada do Programa Escola Comunitária de Gestão Comunitária, “um compromisso do Governador Marcelo Miranda que já começa a mostra bons resultados. Acredito que essa ação de governo contribuiu para esse resultado do Caic e fortaleceu muito a gestão das escolas do Tocantins”, relatou.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a relevância do fortalecimento e da difusão das boas práticas de gestão “Queremos saudar e homenagear todas as gestoras premiadas pelas referências positivas no nosso País. Nada pode ir adiante sem uma boa gestão e este momento celebra a gestão escolar de excelência, um dos caminhos para que a gente possa ter uma gestão pública de qualidade”, frisou.

Histórico de superação

O Caic tem 22 anos de fundação e atende 338 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A escola tem como característica uma gestão democrática e participativa que investe no planejamento participativo, na formação continuada dos professores, no acompanhamento da aprendizagem e na avaliação resultados com a participação da comunidade local.

Segundo a diretora da escola, a unidade de ensino tem uma história de superação e alcançada pelo envolvimento com a comunidade e por meio da autonomia. “O Caic já foi um lugar onde as pessoas só matriculavam seus filhos, por falta de opção e eram extremamente insatisfeitos. Hoje temos alunos que estudam bairros distantes, mas optam por estudar conosco porque é um lugar onde eles são envolvidos nas decisões, onde eles propõem os projetos e são apoiados e porque as famílias veem esse diferencial da pedagogia do amor, com a qual trabalhamos pra valorizar o que á de mais importante na Educação: a dimensão humana”, contou Marisa.

As ações da unidade escolar incentivam o protagonismo juvenil e o voluntariado. Dentre as ações que fazem mais sucesso entre os estudantes está a horta escolar, o projeto de desperdício zero, a banda de música com material reciclado e as atividades de acompanhamento individual de reforço.

A escola também vem superando as metas anuais do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de registrar mais de 97,7% de aprovação, nas avaliações internas. A escola também não possui registro de abandono escolar.

Coordenação Nacional do Prêmio

Na solenidade, a professora Wanessa Zavarese Sechim, e secretário do Acre, Marcos Brandão, receberam do presidente do Consed, Idilvan Alencar, secretário de Educação do Estado do Ceará, uma placa de homenagem pelo trabalho à frente da Coordenação Nacional do Prêmio.