As escolas públicas estaduais iniciaram, nesta semana, a entrega dos Livros Didáticos aos mais de 150 mil alunos matriculados na rede. Algumas unidades escolares preferiram reunir pais e alunos para falar sobre a importância de cuidar dos livros, como aconteceu com o Centro de Ensino Médio de Taquaralto, em Palmas. Os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, este ano, está distribuindo 126.110.481 exemplares, beneficiando 35.177.899 alunos. Os livros estão chegando a 147.857 escolas brasileiras.
Cada unidade escolar está definindo a forma de entregar os livros. Na Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, foi elaborada uma agenda de distribuição por série. Cícera de Jesus da Silva, responsável pelas atividades na Biblioteca Cecília Meireles, da unidade educacional, explicou que os alunos da 2ª fase do ensino fundamental estão recebendo sete livros, que estão sendo entregues aos pais. “Desta forma, os pais ficam sabendo sobre os livros que os seus filhos usarão e orientamos sobre a necessidade de preservar os exemplares para que no próximo ano estejam em bom estado de conservação”, frisou.
Os estudantes Kemelly Vitória da Silva Leite e João Herbet de Souza Nonato, de 11 anos, e Ezequiel Batista Ferreira, de 10 anos, já receberam seus livros. Ezequiel contou que aprendeu cedo a cuidar do seu material. Já Kemelly ressaltou que é preciso conservar os livros para que outros alunos utilizem.
Na Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas, também os livros estão sendo distribuídos por série. Lá, a distribuição começou pelos exemplares do ensino médio. A educadora Lurdes Almeida, responsável pela biblioteca, explicou que este trabalho de conscientização sobre a importância de cuidar dos livros deu certo, porque os livros que foram entregues no ano passado estão em ótimo estado de conservação. “Desenvolvemos um projeto de leitura na escola que está dando bons resultados. Incentivamos os estudantes a lerem mais, a frequentarem a biblioteca e, no final do ano, premiamos aqueles que apresentaram excelentes resultados na leitura. E com relação aos livros didáticos, recomendamos aos alunos que observem os livros e leiam mais”, ressaltou.
A estudante Débora Mota Lacerda, 8 anos, aluna do 4º ano do ensino fundamental, disse que gosta muito de ler. “Aprendi que o livro é o nosso amigo, preciso cuidar dele”, frisou.
Laila Cardoso, 12 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, já estava com um discurso pronto para falar do Livro Didático. “Não devemos rabiscar, nem rasgar e nem sujar o livro. Devemos, sim, ter mais cuidado com o nosso material escolar”, destacou.
Livro Didático
Este ano, estão recebendo livros novos dos anos iniciais do ensino fundamental, que corresponde do 1º ao 5º ano, conforme o Censo Escolar de 2017. A educadora Célia Maria Fernandes de Moraes, coordenadora estadual do Livro Didático do Tocantins, explicou que a novidade este ano é que estes livros são consumíveis, isto é, os alunos não precisaram devolvê-los para à escola. “É uma iniciativa que traz vantagens para o aluno porque ele poderá fazer os exercícios no próprio livro e facilita a vida do professor porque ele não mais precisará copiar os exercícios no quadro, e com isso terá mais tempo para preparar materiais complementares”, esclareceu.
Com relação à 2ª fase do ensino fundamental e ensino médio, o PNLD atenderá as unidades escolares, em caráter de reposição e complementação.
Os Livros Didáticos do ensino médio terão validade até 2021. Em 2019, será realizado o processo de escolha dos livros para a 2ª fase do ensino fundamental, que serão utilizados no próximo ano.
Outra novidade para 2019 é que estão sendo distribuídos manuais do componente curricular de Educação Física para os professores.