Planejar metas e guiar os estudantes na realização de seus sonhos é o foco da disciplina de Projeto de Vida, ofertada nas escolas contempladas com o Programa Jovem em Ação no Tocantins. Em 2019, 10 novas escolas passaram a integrar o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, e para que os estudantes tenham acesso às boas práticas do Programa, a equipe de implantação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza uma formação para 20 professores que irão ministrar essa disciplina nas escolas. A ação acontece entre os dias 2 e 4 de abril e conta também com a participação de 10 coordenadores pedagógicos, 13 técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e técnicos da Seduc.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos da disciplina de Projeto de Vida, apresentar ferramentas para monitoramento e avaliação de impacto da disciplina na rotina escolar.

Laurita Gerbis, especialista pedagógica da Escola Jovem em Ação, explicou que a disciplina é voltada para que o estudante fortaleça sua capacidade de realizar metas e sonhos. “A disciplina tem a proposta de estruturar os sonhos dos estudantes, com ajuda da escola como um todo, para que o estudante veja que é capaz de realizar e se torne autônomo, protagonista e com visão de futuro”, explicou.

O Projeto de Vida é uma disciplina ofertada nas 22 escolas do ensino médio que funcionam em tempo integral, e tem a finalidade de auxiliar adolescentes e jovens a refletirem sobre os seus interesses e objetivos de vida.

Na disciplina, cada aluno materializa seu projeto de vida em um documento escrito, que é revisado e tem um professor responsável para orientação, tanto na construção inicial quanto no seu constante aprimoramento e desenvolvimento.

A diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, disse que a disciplina busca a integração na escola inteira. “Para que o estudante realize seus sonhos, toda a comunidade escolar se mobiliza de modo que ele veja na escola um espaço para usar sua criatividade, enxergar seus talentos e descobrir seu potencial de transformação e realização”, disse.

Já a professora Caroline Feitosa, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Araguaína, disse que a disciplina foi bem aceita pelos estudantes, que estão ansiosos pelos resultados. “É uma metodologia diferente, que incentiva o jovem a ter compromisso com seus objetivos. Somos guiados pela equipe da Seduc para que tenhamos segurança para instigar e estimular os anseios dos alunos”, finalizou.

Jovem em Ação

O programa Escola Jovem em Ação foi implantado no Tocantins, em 2017, com a parceria do Governo Federal e foi adotado por 12 unidades escolares. Em 2019, são 22 escolas contempladas com o programa. O diferencial é que o jovem passa a ser protagonista e participa ativamente de todo o processo educacional, desde a elaboração, a execução, até a avaliação das ações realizadas na escola.

Com o programa, a unidade escolar passa a investir na formação de salas temáticas, na construção de laboratórios de ciências e na formação de professores.

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