Crédito foto: Seduc

A Escolinha de Futebol Nilton Santos, de Palmas, está com inscrições abertas para turmas na faixa etária dos sete aos 17 anos. Mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a Escolinha Nilton Santos oferece aulas gratuitas de futebol a crianças e adolescentes de Palmas. As aulas são orientadas por profissionais de educação física e técnicos da Seduc.

Para evitar aglomeração, as inscrições serão feitas por meio de agendamento até o próximo dia 23 de julho, pelo telefone (63) 3218-1232, no período das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Estão sendo oferecidas 400 vagas, tanto para alunos veteranos quanto novatos, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Para fazer parte do projeto, a criança ou adolescente deve estar devidamente matriculado numa unidade de ensino, pública ou particular.

Na data agendada para a matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar, na sede da Escolinha, localizada na quadra 407 Norte, Alameda 8, os seguintes documentos: cópia de comprovante de matrícula, de certidão de nascimento ou RG, uma foto 3×4, além da cópia do documento do responsável do aluno e um número de telefone para contato.

Aulas 

As aulas de futebol, que estavam suspensas desde o ano passado devido às medidas de isolamento social, estão previstas para recomeçar no dia 15 de agosto, podendo haver alteração em virtude da pandemia da Covid-19.

Nilton Santos

Conhecido como a “A Enciclopédia do Futebol”, por causa dos conhecimentos sobre o esporte e por ser completo como jogador, Nilton Santos foi ídolo do Botafogo e integrou as equipes da seleção brasileira nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962.

Escolinha

A Escolinha de Futebol Nilton Santos foi fundada em 1997 com o nome Espaço Mané Garrincha, mas o nome Escolinha Nilton Santos foi dado em dezembro de 2001, quando Nilton Santos veio morar em Palmas com a família. A homenagem também foi em virtude do jogador participar de projeto social.

A unidade foi a primeira implantada no Estado do Tocantins com o objetivo de levar o esporte para crianças carentes. Atualmente atende a crianças e adolescentes em cinco categorias: do sub-9 ao sub17 com aulas gratuitas, incentivando a prática esportiva e valores do esporte como a disciplina e o companheirismo.