Pela primeira vez, Palmas recebe o Sonora – Festival Internacional de Compositoras que começou nesta quarta-feira, 31, e segue nos dias 2 e 3 de novembro. São três dias de programação gratuita só com trabalhos de mulheres que foram selecionadas via edital público. Compositoras do Tocantins e da região Norte e quatro oficinas. Além das selecionadas, o festival conta com uma artista convidada do Rio de Janeiro e com um minicurso de noções básicas de áudio. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Palmas.

A programação iniciou no dia 31 de outubro na Universidade Federal do Tocantins (UFT) com as quatro oficinas selecionadas.

Divulgação

No dia 02 de novembro será na grande praça do Espaço Cultural de Palmas, a partir das 17 horas com a apresentação de 13 compositoras de diferentes estilos. Uma ótima oportunidade de conhecer as criações musicais das mulheres do Tocantins assim como de outros estados. A programação será totalmente gratuita, com pocket shows e feira livre.

No dia 03 de novembro, o Cuíca, auditório da UFT, recebe o minicurso de Noções Básicas em Áudio com a técnica de Anápolis-GO Kênia Feitosa. O Curso será das 13 às 19h e será direcionado para as compositoras que foram selecionadas para o evento, porém será liberado vagas limitadas para o público que comparecer no dia.

O Festival

O Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto da divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. Teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini de Belo Horizonte-MG para romper com o imaginário de que existem poucas compositoras mulheres que criam na música.

Com a grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, hoje intitulado de Sonora. A partir daí, outras mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje o Sonora é uma grande rede de mulheres compositoras e produtoras culturais ativistas espalhadas pelo mundo. Em 2016 esteve em seis países e 21 cidades, em 2017 alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na sua terceira edição o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, se tornando o maior festival de mulheres do mundo.

O Sonora é, portanto, um evento independente realizado por uma rede de produtoras e compositoras ativistas que acreditam no poder de transformação da arte e cultura. E, em Palmas, não possui nenhum apoio financeiro, por isso, foi lançada uma vaquinha para remunerar os gatos com produção que serão posteriormente divulgados nas redes do evento, Facebook: /sonorapalmas e Instagram: @sonorapalmas.

Quem desejar apoiar a realização do evento é só depositar o valor possível na conta abaixo: AG: 1886-4, Poupança: 43.235-0, Variação: 51

Banco do Brasil, Lorena B T Sousa, CPF: 008.271.041 46

Fonte: Secom Palmas