Os visitantes da Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) vão prestigiar a partir deste ano, os atrativos do Bosque da Semarh em espaço definitivo. Nesta edição, os frequentadores do novo espaço são aguardados com exposições de carros elétricos, piscina orgânica e estandes de produtos da sociobiodiversidade à venda.

O Bosque da Semarh tem ainda uma praça arborizada, internet Starlink, distribuição de mudas de espécies nativas e sala climatizada para mais uma oportunidade de passeio na floresta amazônica com óculos 3D.

Na abertura da Agrotins, nesta quarta-feira, 15, o Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destacou a força e a diversidade de empreendedores, produtos e da produção dos setores da bioeconomia, energia limpa e energia renovável no Estado e que estão instalados no Bosque da Semarh.

O secretário Marcello Lelis, ressaltou que, “a partir de hoje [15] o Bosque da Semarh tem um espaço definitivo, com um ambiente agradável e exposição de produtos socioambientais sustentáveis. Neste ano, trouxemos para a Agrotins iniciativas com foco na bioeconomia, energia limpa e renovável, estandes com representantes de associações e empreendimentos de produtos naturais”. 

“Convidamos a todos para uma visita ao nosso Bosque na Agrotins. Preparamos uma programação riquíssima, temos ainda entre outros, palestras, visitas ao viveiro do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas [CRAD] de Palmas, além do concurso Estande Sustentável e da participação na ação conjunta do Estado e município de organização da instalação, operacionalização e incentivo à coleta seletiva durante a Feira”, finalizou Marcello Lelis.

Em visita ao Bosque Semarh, o secretário de Estado da Cultura, Sebastião Pinheiro, aproveitou a oportunidade de experimentar o passeio na floresta amazônica com óculos 3D e afirmou, “a experiência é fantástica, você se aproxima daquela realidade e vê de tão perto, com tanto detalhe, é uma coisa maravilhosa. A tecnologia à serviço da natureza, do meio ambiente para conhecermos mais profundamente. Eu tive o privilégio no jornalismo de conhecer várias regiões da Amazônia, de outros biomas, mas aqui, pra quem não tem condições é perfeito, a sensação é de estar lá”.

Nos estandes do Bosque Semarh, os expositores demonstram produtos que estão disponíveis à venda e captura de encomendas futuras. Os expositores explicam o processo de produção e a contribuição dos setores de bioeconomia, energia limpa e renovável para a sustentabilidade socioambiental e como alternativa de renda familiar. 

Expositores

No Bosque Semarh tem um total de 18 expositores, tendo nos estandes a Associação de Artesão Extrativistas do Povoado Mumbuca, Associação das Comunidades Quilombo Boa Esperança,Associação Água Doce, Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE), Rede Jalapão/ Boa Esperança, Associação Quilombola Rios, Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão, Instituto Alados, Fátima Cardoso Freres, Jalapa. E entre os expositores externos, a Lazuli Ecossistema, Plasnautica – Produtos de Plastico, BYD – Carros Elétricos, Palmeiras Reais e Nvirioon – Biodigestor.