Senador e líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes – Foto: Divulgação
Maju Cotrim
O senador e líder no Congresso Eduardo Gomes (MDB) concedeu uma entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado sobre o cenário das eleições no Tocantins e sua participação como líder político no pleito da capital.
“Quero registrar o momento político do Estado onde temos feito as melhores parcerias tentando ajudar os companheiros que nos ajudaram na campanha mas também as novas iniciativas e lideranças que estão surgindo no Estado inteiro. É um momento em que estamos concluindo uma etapa de apoio ao governo no Congresso Nacional para as votações do esforço concentrado e em seguida vamos viver intensamente as eleições nos 139 municípios”, disse.
Situação em Palmas
O senador comentou o cenário na capital onde ele apoia a reeleição de Cínthia Ribeiro.
“Sobre Palmas quero destacar o momento que a cidade está vivendo apesar da pandemia e das dificuldades que a população conhece foi possível a Cínthia atravessar a pior parte de toda essa consequência da pandemia organizando a prefeitura trabalhando e entregando um pacote de obras e serviços que a cidade de Palmas não tinha visto até então.. sei que não é fácil porque há sempre quem queira justificar o sucesso dos outros outros e não consegue explicar o próprio fracasso então todos sabem da forma como faço política de maneira respeitosa, quero aqui enaltecer muito o papel dos seis partidos coligados e em especial a condução da deputada Dorinha que o tempo inteiro agiu de maneira democrática e aberta e pelo contrário que alguns podem imaginar sai muito maior deste episódio com uma candidatura estruturada, competitiva, com o trabalho de parceria que não iniciou hoje”, disse.
Ele ressaltou ainda Dorinha é uma das maiores expressões políticas do país que conseguiu colocar o nome do Tocantins na reviravolta nacional do país.
Gomes citou inclusive que seus dois suplentes são do Democratas, Siqueira Campos e Ogari Pacheco.
“Portanto, a bancada do Democratas é grande. Temos também uma atuação destacada do deputado federal Carlos Gaguim, que é um grande parceiro no Estado inteiro e que tem levado muitos recursos ao municípios. Quem apostar em divisão vai estar errado, quem apostar que não é grandeza um gesto de unidade em cima de uma coligação que pretende vencer as eleições também vai apostar errado. Então, precisamos entender que vários partidos, como é o caso da minha situação no MDB, não reivindicaram qualquer outra posição diferente. A gente quer eleger o maior número possível de vereadores e ajudar a chapa proporcional, mas quer fazer parte do projeto”, comentou.
Clima de eleições na capital
Para o senador, está claro e demonstrado pelas pesquisas que há uma tendência pela Cínthia.
“Hoje a realidade em Palmas, é que a população em todas as pesquisas, inclusive, nas pesquisas dos adversários, demonstram uma aprovação majoritária a gestão da Cinthia. O que as pessoas vão fazer durante esses 30 dias é o que já está sendo refletido nas pesquisas de opinião. Aos poucos as pessoas vem dando a intenção de voto a Cinthia semelhante a aprovação dela a sua gestão, passa dos 60% hoje de ótimo e bom. Portanto, é uma eleição que tenha serenidade e respeito com a biografia das pessoas, e principalmente, destacar aquilo que nos move na política, defender as suas teses como solução para os problemas da cidade”, comentou.
André Gomes vice
Eduardo Gomes comentou ainda a indicação do irmão André Gomes como vice.
“Sobre a indicação do partido Avante, que já vinha trabalhando junto com a Cinthia e com a chapa de vereadores, o que posso dizer é que o André é uma pessoa correta, pai de família, uma pessoa dedicada que gosta de fazer politica. Antes de ser meu irmão, ele é filho do Zé Gomes e da dona Gilda. Então, para quem conhece a nossa família há mais de 35 anos, antes mesmo da criação do Estado do Tocantins sabe o que isso quer dizer. Então, meu respeito ás pessoas de Palmas, meu respeito principalmente aos adversários, àqueles que pensam diferente, porque nós só vencemos uma eleição quando a gente pensa e tem consciência de que algumas pessoas pensam diferente, esse é o grande sentido da atividade política, é transformar o pensamento das pessoas e tentar explicar porque é que a população de Palmas aprova majoritariamente a gestão da Cinthia e porque isso se reflete no favoritismo que ela tem para vencer as eleições, mas que ela com muita humildade está fazendo isso de casa em casa, e vamos fazer agora nestes dias. Fico muito feliz de saber que ontem na reunião houve a unidade na indicação do vice exatamente no dia, dois anos depois no mesmo local, na mesma casa em que a gente comemorou a grande vitória no senado Federal, dia 07 de outubro de 2018, tinha me esquecido disso, mas é um detalhe bom para quem acredita nas coincidências da vida de mais uma caminhada de vitória”, comentou.
Participação nas eleições
“Vou trabalhar nos 139 municípios. Tenho a maior tranquilidade de defender candidaturas de municípios estratégicos sabendo e tendo o conforto de mesmo não tendo uma aliança com o prefeito levei aquela determinada cidade o maior número de obras nesses dois anos. Então, é com muita calma, muito respeito ás opiniões, mas sabendo exatamente o que a gente pensa, que vamos para essa campanha em Palmas”, afirmou.