Lucas Ferreira- Especial para a Gazeta do Cerrado

_Dois animais foram levados para reforçar as ações de busca e resgate na área afetada pela enchente na capital gaúcha._

A Gazeta do Cerrado segue acompanhando o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros do Tocantins na área devastada pela maior enchente registrada na história do Rio Grande do Sul. A equipe também é composta por duas cadelas especialistas em missões dessa natureza. Os animais estão hoje com seis anos de idade e muita experiência em trabalhos de resgate juntamente com seus guias.


A cadela Sky da raça Pastor Belga Mallinois (Malionoá) é certificada em busca de restos mortais e busca de vivo em área colapsada e busca de vivo em área rural. Sky também foi o primeiro animal da região norte do Brasil a receber esse tipo de certificação nacional. A cadela Dory, da raça Boiadeiro Australiano possui certificação em treinamento de busca de vivo em área rural.

Os parceiros de busca, militar e animal, são chamados Binômios. O Subtenente Raphael Mollo é responsável pela condução dos trabalhos ao lado da parceira na missão Sky. Já a cadela Dory, atua ao lado do Cabo Gusmão. Durante os trabalhos dos militares tocantinenses, os binômios encontraram dois corpos de idosos na área de enchente no município de Bento Gonçalves.