Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 21, o prefeito Carlos Amastha (PSB) falou sobre os cinco grandes projetos que irão tornar a Capital do Tocantins mais conhecida em todo o mundo. São eles, o projeto de ocupação da região Sudoeste, Parque Linear da Orla, a construção da Esplanada Municipal na região sudoeste, construção do distrito turístico da região norte e a construção do Master Plan da região sul.

(Foto: Brener Nunes/Gazeta do Cerrado)

O primeiro, Parque da Orla, já discutido anteriormente, será um parque linear seguindo a Orla do Lago de Palmas, desde a região norte da capital a região sul.

Já o segundo, a ocupação da região sudoeste de Palmas, deve “centralizar” mais a cidade.

Já a Esplanada Municipal, na região sudoeste. Amastha quer construir novas secretarias municipais, com o pagamento de tributos. Esses teremos foram doados pelo Estado.

O quarto projeto, o prefeito quer criar um distrito turístico, na região norte da capital em uma área de 8 milhões de metros quadrados. “O sonho é grande, o que era Orlando na década de 50? Hoje uma das elites cidades dos EUA”, relatou.

O Master Plan, quinto e último projeto, irá reestruturar a região sul da Capital. Amastha diz que irá aumentar o aeroporto, pois estamos no centro de tudo é isso irá melhorar a logística no norte do Brasil. E também irá construir um distrito industrial, tecnológico e pesqueiro.

Audiência

No dia 9 de dezembro, todos esses projetos serão apresentados em audiência pública. Segundo Amastha, é o objetivo é mostrar, discutir com a população. Após os projetos serem apresentados, conforme Amashta, deve levar dois dias para ser apreciado pela Câmara Municipal de Palmas.

Texto: Jornalista Brener Nunes