Jornalista Brener Nunes- Especial Gazeta do Cerrado

Com quase 30 anos no mercado, a Hinode vem conquistando cada vez o coração dos tocantinenses. Quer perfume? Tem! Produtos para higiene pessoal e maquiagem? Tem também. A empresa é uma rede de franquias que trabalha com venda direta no ramo de cosméticos.

Existe tanto a possibilidade de ser revendedor quanto franqueado em uma unidade. Neste caso, o empresário é responsável pelos revendedores de sua loja. Em 2015, a Hinode foi eleita pela revista Exame umas das 10 marcas mais procuradas pelos brasileiros.

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Conforme a Exame, só no mês de agosto de 2016, a empresa teve um crescimento de 143% em relação ao mesmo período do ano anterior, tudo isso graças ao marketing multinível, assim, chegando a marca de R$ 1 bilhão em volume de negócios acumulados.

Em entrevista à Exame, o presidente da empresa, Sandro Rodrigues, conta que o boom da aconteceu mesmo em 2012, quando eles adotaram o modelo de marketing multinível e franquias, que acabou acarretando uma exposição maior da marca para consumidores e revendedores.

Indagado sobre os motivos por terem adotado esta estratégia, Sandro diz que o modelo de venda direta precisava ser ampliado e que cada vez mais o consumidor comprava o produto pela conveniência, portanto, foi percebido que era necessário aumentar seus canais. Além da introdução do modelo de marketing de rede e o formato de franquias, a empresa também adotou a venda online. Tudo isso sempre por meio dos consultores, sem mudar o espírito do negócio que é a venda direta.

Conforme Sandro, o maior diferencia da Hinode comparada as outras marcas, é a relação que empresa possui com os revendedores. “A Hinode nasceu na rua com meus pais e isso faz toda a diferença para entender o quanto a força de consultores externos é importante para a estratégia da empresa”, conta.

Marketing Multinível é um bom negócio?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais 13 milhões de brasileiros estão desempregados. Tentando voltar ao mercado de trabalho, procuram outros nichos de mercado como alternativa de renda, e um deles é o Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede.

O MMN é um modelo de vendas direta que trabalha com a criação de uma rede. Esse tipo de vende consiste em oferecer produtos diretamente ao consumidor, presencialmente ou pela internet.

Plano de carreira

A Hinode apresenta um plano de carreira para seus consultores, quanto mais pontos fizer, mais alta será sua categoria/status e maior sua renda.

O status mais baixo é o Master, onde acumulando 2 mil pontos, o consultor  ganha em média R$ 400; 5 mil pontos, Prata, ganha cerca R$ 1.300; 15 mil pontos, que é a pontuação de Ouro, ganha até R$ 2.900; 50 mil, que é Diamante, R$ 12 mil; 120 mil, pontuação Diamante Elite, R$ 19 mil; 200 mil pontos, é a pontuação de Duplo Diamante, que é o maior nível que alguém já alcançou hoje dentro do estado do Tocantins, que ganha em média R$ 35 mil.

Ainda existe mais seis status que o consultor pode alcançar, o Triplo Diamante, com o acúmulo de 500 mil pontos, ganha cerca R$ 75 mil; com um milhão de pontos, o consultor alcança o status de Imperial Diamante, ganhando em média R$ 158 mil; para chegar à categoria Imperial Two Stars, o consultor precisa acumular 4 milhões de pontos, rendendo até R$ 277 mil; o ImperialThree Stars, precisa de 8 milhões de pontos para ser conquistado, gerando uma renda de quase R$ 425 mil; e o último estágio, Titã, por enquanto alcançado por apenas uma pessoa, rendendo mais de R$ 600 mil, precisa-se do acúmulo de 18 milhões de pontos.

Premiação

Em entrevista, os consultores contam que a empresa premia aqueles que conseguirem chegar em determinar status no plano de carreira. O consultor que chega em Diamante, ganha em viagem de cruzeiro pela costa brasileira; Diamente Elite, alguns dias em um resort no Nordeste; Duplo Diamante, uma viagem para Cancún; Triplo Diamante, uma BMW e uma viagem para a Disney; Imperial Diamante, um carro Evoc e uma viagem para a França; Imperial Two Stars, um relógio rolex e uma viagem para o Taiti; Imperial Three Stars, R$ 500 mil para escolher o modelo de carro que quiser; Titã, a difícil escolha entre uma Lamborghini e uma Ferrari.

#GirlPower

Sabia que 80% dos consultures da Hinode são homens? Por isso a empresa criou o Pérolas. Um curso de capacitação e liderança para mulheres da venda direta para que, por meio o MMN elas alcancem os altos níveis de status e renda condizente com sua dedicação e esforço.

Histórico

Vamos falar um pouco de quem começou com isso de marketing multinível. Em 1959, Jay Van Andel e Rich DaVos, fundaram a Amway, um grupo empresarial conhecido hoje em dia como Grupo Alticor, que é dono de várias marcas de prestígio mundial.

Segundo o site Virei Meu Chefe, o grupo atua em diversos segmentos de alta rentabilidade como, produtos para nutrição, beleza, casa, salão de beleza, linha odontológica, e até antialérgicos, assim, possibilitando ao seu distribuidor trabalhar com o segmento que ele mais se identifica.