Brener Nunes – Especial Gazeta do Cerrado

(Divulgação)

Dados divulgados nessa sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Tocantins tem 32,7% da população está abaixo da linha pobreza e tem renda familiar equivalente a R$ 387,07, valor adotado pelo Banco Mundial para definir se uma pessoa é pobre.

Comparando todos os estados da Região Norte do país, o Tocantins é o terceiro menos pobre, perdendo apenas para Roraima (31,4%) e Rondônia (28,9%). Do outro lado, temos o estado do Amazonas que é campeão com 49,2% da população abaixo da linha da pobreza.

O estudo também aponta as restrições de acesso no Tocantins. Esses dados mostram os tipos de restrições que a população está sujeita. Veja, 39,2% da população tocantinense está restrita ao acesso aos serviços de saneamento básico. Já, 24,3, está restrita ao acesso à comunicação, ou seja, menos de 76% tem acesso à internet. Outro dado assustador, é que 17% é restrita a educação,

De acordo com a pesquisa, em todos os casos, a pobreza tem maior incidência nos domicílios do interior dos estados do que nas capitais, o que está alinhado com a realidade global, onde a pobreza está 80% concentrada em áreas rurais.

A pesquisa pode ser conferida aqui.