Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado na tarde desta sexta-feira, 13, o secretário Estadual de Saúde, Marcos Musafir, afirmou que as inaugurações já estavam programadas, e que abril já seria o mês da entrega das ações do Governo do Estado. “Tudo programado, planejado. Mês de abril seria o mês de entrega das ações da Secretaria, não se faz um espaço desse em cinco minutos. Além disso, Gurupi uma obra de três meses, em Araguaína, uma obra de dois meses”, contou.

Musafir ainda adiantou que as obras do Hospital Regional de Araguaína serão entregues à população na próxima segunda-feira, 16. E o Hospital de Gurupi também terá suas obras entregues em breve.

Lista de espera

A Gazeta questionou ao secretário quais são os critérios de atendimento nos hospitais do Estado,e informou que é seguido o Critério Nacional de Regulação do Ministério da Saúde. “ a cronologia e gravidade são os dois pontos importantes. Então, o paciente entra na fila de espera, o primeiro que entrou há um ano e meio atrás, vai ser operado, mas se o que entrou depois tiver uma complicação, será o próximo, até resolver a complicação dele, aí ele volta para ser operado. É um critério nacional, respeito ao cidadão, é uma lista de espera, não uma fila”, esclareceu à Gazeta.

Mutirão de cirurgias

Segundo Musafir, no Brasil, mais de 900 mil pessoas aguardam por cirurgias. No Estado, são 5.500 pacientes aguardando, segundo ele, o menor número do país.

Marcos confirmou a nossa equipe que o Mutirão de Cirurgias tem a previsão de iniciar em junho. Ele também comentou o impasse com os anestesistas. “Com esse impasse com os anestesistas, nós vamos resolver, com eles ou sem eles, e a previsão é para iniciar em junho, para fazer seis meses de mutirão, de junho a dezembro, e acabar com essa fila. Queremos operar uma média de 800 pacientes por mês”, destacou.