Texto – Charleide Matos
Na disputa pela ocupação nas Câmaras dos vereadores de Palmas Tocantins, está Charleide Matos. Mulher, estudante de direito, assessora popular, militante de direitos humanos, feminista negra e periférica, fundadora da Casa das Pérolas Negras, cabelereira e trancista além de Promotora Legal Popular ela luta pela diversificação de mulheres dentro da política:
“ É muito importante que as mulheres ocupem seus espaços na política, temos 18 cadeiras na Câmara Municipal de Palmas que são ocupadas por homens e uma dessas é ocupada por mulher, então como pode as mulheres serem representadas nesse universo de homens”? afirma candidata a vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Também defende a saúde da população negra na qual enfatiza a saúde mental das mulheres, a luta pela ampliação da oferta de serviços nas regiões periféricas da cidade, bem como a qualificação das(os) profissionais para o atendimento das especificidades da população negra.
“ A rede de enfrentamento da violência doméstica está muito fragilizada e as mulheres precisam perambular muito para serem atendidas. Então, é preciso fortalecer essa rede de enfrentamento de violência contra a mulher. Fortalecer e ampliar. E as mulheres negras e periféricas? também não se sentem representadas, e são elas as que mais sofrem todos os tipos de violência em questão dos direitos humanos. Então precisamos ocupar esses espaços, ao qual foram negados por muitos e muitos anos”. Reitera Charleide.