Conteúdo Especial Gazeta do Cerrado
Tendo como referência os dados apresentados no Boletim Epidemiológico de Porto Nacional, do dia 06 de agosto de 2020, disponível no site da prefeitura municipal de Porto Nacional, podemos tirar duas mensagens em relação ao Covid-19 no município. A primeira mostra um sinal muito preocupante em relação ao índice da incidência de casos de Covid-19 em Porto Nacional. A segunda é menos negativa, destacando um menor índice de letalidade no município (até o momento).
Observando-se a figura dois apresentada no referido boletim, e reproduzida abaixo, percebe-se o lado mais negativo da Covid-19 em Porto Nacional. O número de casos confirmados no município de Porto Nacional está muito acima da média mundial e nacional e,consideravelmente, acima da média estadual. Isso quer dizer que não estamos fazendo nosso dever de casa em nos mantermos no isolamento e/ou distanciamento social adequado, bem como não estamos levando a contento outras normas de higienização indicadas perante a situaçãoda pandemia. Precisamos melhorar bastante nesse quesito.Esses dados também podem indicar a necessidade de políticas públicas mais intensas de fiscalização e limitação da mobilidade, bem como identificar formas mais especificas de transmissão da Covid-19 para que ocorramações mais localizadas.
|
Fonte: Boletim Epidemiológico de Porto Nacional de 06/08/2020
A segunda situação se refere à percentagem de mortalidade em relação ao número de casos confirmados de Covid-19 (letalidade). Aí a situação se inverte e Porto Nacional apresenta números melhores. Nesse quesito,Porto Nacional apresenta a menor percentagem dos grupos em análise, indicando uma menor quantidade de óbitos em relação ao número de casos confirmados, conforme indica o gráfico abaixo.
O novo decreto municipal de restrição de mobilidade a partir das 20 horas já é a compreensão do agravamento nos casos confirmados. Caso ele não apresente o efeito desejado, possivelmente, medidas mais drásticas deverão ser tomadas. Somente uma ação coletiva nesse momento pode ter um efeito eficaz perante a expansão da Covid-19no município.Como a pandemia é muito dinâmica, esses números podem ter mudanças em poucos dias. Levando em conta o avanço dos casos confirmados de Covid-19 no município e número de ocupação dos leitos hospitalares, essasmudanças podem ser não muito agradáveis.
Os resultados nos indicam, também, a necessidade de novas pesquisas, buscando explicações para a inversão dos dados apresentados em relação às duas informações apresentadas e outros esclarecimentos que possam vir a colaborar para superar a pandemia.
Texto Especial para a Gazeta:
Prof. Dr. Atamis Antonio Foschiera – UFT/Porto Nacional – Curso de Geografia
Jair Souza da Silva – Geógrafo pela UFT/Porto Nacional e Mestrando pela UFCat