Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Para fazer a carteira de identidade (RG) ou pedir antecedentes criminais, o Instituto de Identificação distribui 200 senhas a partir das 8 horas. Porém, não consegue atender a todos, principalmente, nesta época de matrícula escolares. A distribuição das senhas termina entre 9 e 10 horas. Quem precisa tem que chegar cedo. À espera média está passando de quatro horas. Quem trabalha e não conta com dispensa, sofre.
O Instituto de Identificação de Palmas é o único no Estado que realiza estes procedimentos e acumula processos. Mas garante que entrega a RG em até cinco dias úteis.
A equipe da Gazeta esteve no Instituto na manhã desta terça-feira, 30, e conversou com Tabita Lorraine, de 24 anos, que tenta fazer o documento da filha de 3. “Já é a terceira vez que venho aqui e não consigo fazer. A moça fala para eu chegar antes do meio-dia que eu consigo. Estou aqui e não estou conseguindo”, desabafa a mãe.
Ela conta que teve que sair de casa de madrugada para poder chegar no local de manhã bem cedo para poder pegar a senha. “Eles disseram que 8 horas da manhã já tinham entregado todas as senhas. Eu quero saber como eu faço? A minha filha tem 3 anos. Quer dizer que tenho que ficar aqui das 6 horas da manhã até 4, 5 horas da tarde? Não tem condição”, declara.
O outro lado
De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), todos os 23 Núcleos e Postos de Identificação do estado do Tocantins emitem ao cidadão o respectivo registro geral. Ocorre que a expedição, ou seja, apenas o processo de confecção do documento é realizado em Palmas.
Com o aumento da demanda do Instituto de Identificação, a emissão de RG’s solicitados no interior do Tocantins, que, regularmente, tem prazo de entrega de até 30 dias, pode chegar a 45 dias, esclarece a secretaria.
Na Capital, a emissão de carteiras de identidade ocorre em até 5 dias úteis.
O Instituto de Identificação informa que está trabalhando na implantação de uma sistema informatizado para agilização das expedições deste tipo de documento, com previsão de implantação de projetos pilotos em breve.