Espetáculo Auto da Compadecida retorna à Palmas neste final de semana

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 21/11/2019

Última atualização em 21/11/2019 06:59

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Cia de Teatro Fernanda Montenegro retorna ao palco neste final de semana, sexta-feira, 22 e sábado, 23, com Auto da Compadecida. As apresentações, que abrem a Mostra de Teatro Itinerante de Teatro da Fundação Cultural de Palmas (FCP), acontecem do Centro Integrado de Cultura e Artes (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), às 20 horas.  Os ingressos podem ser adquiridos na FCP e na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no Bloco IV da UFT.

O objetivo da Mostra, que tem a parceria da UFT, é promover o acesso de mais pessoas aos espetáculos realizados pelos atores da Cia de Theatro Fernanda Montenegro. A Companhia é um projeto de formação desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP. “A I Mostra Itinerante de Teatro nos traz a possibilidade de aprofundar na prática, as nossas experiências estéticas na criação e na produção de nossos espetáculos, produzidos no Centro de Ensino e Treinamento Artístico”, afirma o diretor Cícero Belém.

Após as apresentações no Cuica, a Mostra seguirá para o Cine-Teatro da Estação da Cidadania- Cultura, no setor Morada do Sol, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 19 horas, com Romeu e Julieta, e nos dias 07 e 08 de dezembro, com o Auto da Compadecida. O encerramento acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13, com Auto da Compadecida e 14 e 15 com Romeu e Julieta, sempre às 20 horas.

Auto da Compadecida

Escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é uma das principais peças do teatro brasileiro, tendo sido adaptada para a televisão e para o cinema. Inspirada na Literatura de Cordel, a peça é construída em três atos, que ilustram de forma leve e bem-humorada, as desventuras do povo nordestino em meio à seca, a fome e a miséria.

A versão desenvolvida pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro possui 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente à mesma sequência da obra do autor. A classificação é livre. “Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Belém.

A Jornalista Ana Franco, que assistiu à peça na primeira montagem, em outubro, destaca a atualidade da montagem. “O espetáculo está maravilhoso, uma releitura incrível muito bem contextualizada com questões políticas atuais. Amei, estão de parabéns”,  disse ela.

Seguindo uma das características mais fortes da obra, a alegria, a Cia de Teatro Fernanda Montenegro apresenta um ‘Auto da Compadecida’ com música, dança e rima.

“Achei a Peça maravilhosa, uma crítica implícita a alguns aspectos que a gente tem vivido em nosso País, sem contar que a atuação está espetacular. Saber que são atores da nossa terra, um espetáculo da nossa cidade, foi mais gostoso ainda de prestigiar”, afirmou a advogada Andressa Botelho, que também assistiu à peça em outubro, no Teatro.

Serviço

O quê:  O Auto da Compadecida – Cia de Teatro Fernanda Montenegro

Onde: Cuíca – Universidade Federal do Tocantins, às 20 horas.

Quando:  21 e 22, às 20 horas 

EspetáculoIngressos: R$ 10 e um quilo de alimento.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]