Conteúdo Gazeta do Cerrado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) emitiu uma nota nesta sexta-feira, 26, onde explica quais unidades de saúde devem ser procuradas caso a população sinta algum sintoma de Covid-19.

O órgão esclareceu também que a Atenção Primária é a responsável pelos primeiros atendimentos com máxima atenção e encaminhado de pacientes quando for necessário.

Veja abaixo

Extremamente preocupada em garantir uma assistência digna e ágil à população e, visando evitar aglomerações e superlotações nas unidades hospitalares de média e alta complexidade; considerando o aumento gradual do número de casos da Covid-19 no Estado do Tocantins, com crescimento das hospitalizações e de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem reforçar a importância da Atenção Primária à Saúde, frente aos casos leves e de identificação precoce.

A SES esclarece que a Atenção Primária é a responsável pelos primeiros atendimentos da população e pela coordenação do cuidado, que deve ser exercido com máxima atenção, por meio do encaminhamento de pacientes, quando se fizer necessário.

Enfatiza-se que as transferências dos pacientes dos casos moderados e graves da Covid-19, devem ser realizadas em transportes rápidos, oportunos e corretos, seguindo os fluxos e protocolos preconizados no processo de regulação.

Assim, reitera-se que é imprescindível o  encaminhamento dos pacientes – suspeitos ou confirmados Covid-19 – nos casos moderados e em especial os graves, devidamente regulado, via Sistema de Regulação (SER II).