As chamadas visam fortalecer a inclusão produtiva de pequenos produtores familiares de baixa renda em 35 municípios dessas regiões – Foto: Divulgação/Instituto Meio

 

Participação do Governo do Tocantins visa fortalecer as cadeias produtivas das regiões e ocorre por meio do subprograma “Produtos da Terra”, da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços

 

O Governo do Tocantins, por meio do subprograma, Produtos da Terra, e em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Meio, lançou duas chamadas públicas da iniciativa “Conexões Transformadoras”. O objetivo é selecionar projetos voltados à geração de renda e ao desenvolvimento de cadeias produtivas nas regiões do Portal do Jalapão e das Serras Gerais, localizadas no leste e sudeste do estado. As cadeias produtivas prioritárias são: fruticultura, mandiocultura produção de aves, peixes e hortaliças e sociobiodiversidade – jatobá, buriti e baru.

 

As chamadas visam fortalecer a inclusão produtiva de pequenos produtores familiares de baixa renda em 35 municípios dessas regiões. Serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões em ações que apoiem empreendimentos coletivos nas cadeias priorizadas.

 

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância dos projetos em alcançar comunidades tradicionais. “Já está em andamento o projeto na região do Bico do Papagaio, no extremo norte, e agora é com alegria que lançamos, em parceria com o BNDES e o Instituto Meio, duas chamadas públicas, para a região do Jalapão e das Serras Gerais”, afirmou.

 

Carlos Humberto Lima, secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, enfatizou que o subprograma, Produtos da Terra, tem como meta fortalecer cooperativas e pequenos produtores. “O investimento de R$ 2 milhões será direcionado as associações nas regiões, promovendo a fruticultura, mandiocultura, sociobiodiversidade, e a produção de peixes, aves e hortaliças”, disse. Ele convidou as organizações a se inscreverem.

 

Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, reforçou a relevância do apoio à agricultura familiar para a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade. “Isso é essencial para o desenvolvimento do país e para a inclusão socioprodutiva dos agricultores envolvidos nos projetos e a segurança e soberania alimentar de maneira integrada”, destacou.

 

Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio, acrescentou que a parceria entre as entidades permite o desenvolvimento socioeconômico das comunidades beneficiadas. “A parceria com o BNDES, o Governo do Tocantins, que conta com o subprograma, Produtos da Terra, e Instituto Meio, possibilita que comunidades em situação de vulnerabilidade econômica tenham acesso a oportunidades de geração de renda e fortalecimento das cadeias produtivas locais”, disse Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio.

 

Detalhes das Chamadas Públicas

 

Podem participar associações e cooperativas do Tocantins que atuem nas cadeias produtivas priorizadas: fruticultura, mandiocultura, produção de aves e hortaliças nas Serras Gerais, e sociobiodiversidade no Portal do Jalapão. As inscrições estão abertas até 14 de novembro de 2024. Mais informações sobre as regras e documentos exigidos estão disponíveis em: https://institutomeio.org/conexoestransformadoras.

 

Serão realizadas oficinas informativas nos municípios de Almas, no dia 15 de outubro, e Mateiros, no dia 17 de outubro, para orientar as organizações da agricultura familiar sobre o processo de inscrição e elaboração dos projetos.