Após o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas solicitar a cessão de equipamentos das UTIs do HRA, o Estado informou que não pode desmontar os leitos.
Em nota á Gazeta, o Estado se manifestou ainda a situação de colapso e a necessidade urgente de novos leitos. Veja a nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está trabalhando incansavelmente para manutenção e ampliação de leitos clínicos e de tratamento intensivo em todo o Estado, para os próximos dias há previsão de abertura de novos leitos em Palmas, Araguaína, Augustinópolis e Gurupi.
A SES ciente da necessidade da cidade de Araguaína já se prontificou em diversas vezes a apoiar a gestão municipal, e informa que irá ceder 10 (DEZ) ventiladores pulmonares ao município de Araguaína, para ampliação dos atendimentos no munícipio, demonstrando o apoio constante da SES aos municípios que tem condição de ampliar a oferta de leitos, disponibilizando o mais difícil equipamento necessário para a abertura de um leito de UTI, ventilador pulmonar.
A SES esclarece ainda que os leitos de UTI instalados no Hospital Regional de Araguaína (HRA) são habilitados pelo Ministério da Saúde não podendo ser desmontados. Estes leitos já contam com toda uma estrutura pronta para receber pacientes, faltando apenas recursos humanos que estão escassos, neste momento, em decorrência de profissionais que testaram positivo e estão afastados.
A SES ressalta que já está empenhando todos os esforços para a reativação dos leitos bloqueados.
Contratação de leitos
Foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 5.656, dessa segunda-feira, 3, a contratação do Instituto Sinai Serviços Médicos Ltda para gestão de 10 novos leitos de UTI Covid na cidade de Araguaína. Os leitos ampliarão a assistência hospitalar da Rede Estadual de Saúde, ofertando um reforço para a população da região.
“É importante assegurarmos que nosso trabalho é incessante no sentido de garantir esta assistência”, explica o doutor Edgar Tollini, secretário de Estado da Saúde. “A população deve compreender ainda que seu papel neste enfrentamento é fundamental, o isolamento social é a melhor forma de prevenção da Covid-19”, reforça o gestor.
Ciente das necessidades de Araguaína, o Município recebeu do Governo do Tocantins a cessão de 10 ventiladores pulmonares, em mais uma demonstração do apoio constante neste enfrentamento aos municípios. Os equipamentos são imprescindíveis para a assistência em casos graves da doença.
A publicação trouxe ainda a convocação de mais de 150 profissionais médicos lotados no quadro de recursos humanos do Hospital Regional de Araguaína, para que compareçam à referida Unidade Hospitalar e se apresentem na direção da unidade para prestação de assistência médica aos pacientes nos casos de urgência e emergência relacionados à Covid-19, medida essa que visa a operacionalização dos leitos na unidade hospitalar.