Em Formoso do Araguaia uma situação aflige os indígenas. Além do alto indíce de covid nas aldeias e da primeira morte de um indígena por covid, a anciã Teresa Xivenva Javaé, que tem 102 anos está no Hospital de Formoso do Araguaia e aguarda uma vaga de UTi para transferência. Ao todo, 216 indígenas no Tocantins já se contaminaram por covid.
A Gazeta apurou com familiares que ela está com sintomas de covid. Teresa é considerada referência dentre os indígenas.Nossa equipe solicitou uma posição da Secretaria Especial de Saúde Indígena sobre a situação da idosa.
Ela precisa com urgência de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas ainda não conseguiu transferência porque todos os leitos do tipo no Hospital Regional de Gurupi, que é a referência da cidade, estão ocupados.O Estado tem outras UTIs para onde a idosa pode ser realocada.
O Ministério Público Federal informou que acompanha os casos e informou que vai levar a situação de Teresa Xivenva para a Justiça.O órgão vai entrar com uma ação civil pública contra o Estado para que a internação seja viabilizada.
Nesta quarta-feira, 15, a Gazeta checou que a ocupação de leitos de UTI no Estado é de 55% sendo 26 leitos de 47 ocupados. Em Gurupi, as UTIs estavam todas ocupadas, agora quatro leitos foram liberados.
Outro caso
Conforme a Gazeta apurou, outro indígena de 83 anos está na mesma situação. Ele não teve o nome divulgado e respira com a ajuda de aparelhos.
A Gazeta está em contato com as lideranças, familiares e órgãos acompanhando os casos.
Secretaria nega colapso
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que tem disponibilizado à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes acometidos pela Covid-19.
A SES destaca que a oferta de leitos não está em colapso e que em caso de uma unidade ter todos os leitos preenchidos, os pacientes são referenciados para outros hospitais que compõem a Rede e a Pasta já trabalha para atender a solicitação do município de Formoso do Araguaia, recebida apenas no fim da tarde da terça-feira, 14, e acolher os pacientes mencionados.
Aliado a isso, a SES já estuda a ampliação da oferta de leitos, especificamente no Hospital Regional de Gurupi.