Foto – Divulgação

O novo levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), aponta que o Tocantins ocupa o terceiro lugar no ranking de estados da região norte que mais geraram novas vagas de emprego em 2021. No intervalo entre os meses de janeiro a novembro foram registradas 90.083 admissões e 72.833 desligamentos, gerando um saldo de 17.250 novos postos de trabalho.

 

Os números posicionam o Tocantins em quinto lugar entre os estados brasileiros com melhor percentual de novas vagas geradas este ano, apresentando uma variação relativa de 9,46%. O estado do Pará lidera o ranking com variação de 10,11%, seguido do Acre com 10,02%, Mato Grosso com 9,88% e Santa Catarina com 9,72%.

 

Em relação ao mês de novembro, o relatório mostra que o Tocantins apresentou um saldo positivo de 1.237 vagas disponibilizadas. Neste período foram registradas 8.212 admissões e 6.975 desligamentos.

 

Os dados apontam ainda que os setores com melhor desempenho no mês de novembro foram o Comércio e Serviços com saldo de 827  e 554 novas vagas geradas, respectivamente. O destaque reflete o período de campanhas promocionais que movimentam o mercado de trabalho aumentando a procura por profissionais.

 

Para o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, os números positivos demonstram o potencial de crescimento do estado, que deve gerar ainda mais vagas em 2022.

 

“Estamos confiantes que seguindo as determinações do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, elevaremos o saldo de novas admissões e possibilitaremos um maior crescimento para o estado no próximo ano. Nosso objetivo é atuar desempenhando ações de valorização da indústria, comércio e serviços, estimulando a atração de novos investimentos e a expansão dos negócios já instalados, com foco na geração de emprego e renda para os tocantinenses.” Comentou o gestor.

Fonte – Ascom Seinc