O novo levantamento apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta terça-feira, 26, aponta que o Tocantins ocupa o terceiro lugar no ranking de novas admissões na região norte do país.

Os dados são referentes ao período entre os meses de janeiro e setembro de 2021. Neste intervalo foram registradas 67.672 admissões e 52.955 desligamentos, gerando um saldo de 14.717 novos postos de trabalho com variação relativa de 7,96%.

Em relação ao mês de setembro, os dados do CAGED expõem o saldo positivo de 1.791 empregos disponibilizados. Neste período foram registrados 8.523 admissões e 6.732 desligamentos.

Entre as áreas que apresentaram o melhor desempenho, se destacam os setores de comércio e serviços, sendo que o primeiro possibilitou 585 postos ocupacionais e o segundo foi responsável pela oferta de 446 novos empregos.

Referente às novas contratações, o levantamento mostra que o público com ensino médio completo corresponde ao maior número de contratações, com 1.428 novos provimentos. Já a análise de postos de trabalho por faixa etária aponta que pessoas entre 18 e 24 anos representam o maior número das novas ocupações.

Dentro desse grupo correspondem ao maior número de vagas, os trabalhadores das áreas de Produção de Bens e Serviços Industriais; Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados e da área de Serviços Administrativos.

As informações geradas pelo CAGED exemplificam a atuação do Governo do Estadual em agir em prol da dignidade e qualidade de vida da população, através da geração de novos empregos e por consequência, receita para o desenvolvimento do estado, como explica o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva.

“Estamos confiantes que através do direcionamento do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, não apenas manteremos o Tocantins com o saldo positivo de novas admissões, mas também possibilitaremos ainda mais crescimento para o estado, a partir de ações que valorizem as áreas de indústria, comércio e serviços. E que principalmente, valorizem o trabalhador”, disse o secretário.

14 mil empregos de janeiro a setembro

De janeiro a setembro de 2021 o Tocantins registrou 14.717 novos empregos gerados. Os dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nesta terça-feira, 26, revelam 8.523 trabalhadores admitidos pelo mercado de trabalho no Estado e 6.732 desligados, o que resulta em um saldo de 1.791 novos empregos gerados no referido mês.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, ressalta que o Governo do Tocantins oferece todo suporte aos trabalhadores, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) “No Sistema os tocantinenses podem tem acesso a capacitações online e gratuitas além do apoio para se colocarem ou recolocarem no mercado de trabalho”. Pontua o gestor.

Setores da economia que mais geraram emprego

A gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, observa que o saldo de empregos no Tocantins em setembro teve 439 postos de trabalho a mais que no mês anterior, um crescimento de 0,91%. “Os dados do Caged tem revelado mês a mês a reação na economia do Estado. As oportunidades são reais e os trabalhadores precisam estar atentos para conquistar o seu espaço”. Coloca a gerente

Os dados do Caged em setembro de 2021 trazem o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas como o principal responsável pelo saldo positivo, foram registrados 585 novos postos aberto. O segundo lugar ficou com Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com 413 postos abertos, seguido pelo setor de Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com saldo positivo de 233 postos. Em quarto lugar ficou a Construção Civil com a geração de 188 postos de trabalho formal.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

Os municípios de Palmas (684 postos empregos abertos), Porto Nacional (290 novos postos de trabalho formal) e Araguaína (268 postos de empregos gerados) obtiveram os melhores desempenhos no acumulado de empregos em setembro de 2021.

Por Yasmin Sobral e Lara Cavalcate – Secom Tocantins